sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ás de Copas

Parece um jogo de cartas, né? Poderia ser pôquer, canastra, escova ou pife. Mas estamos falando de futebol e suas copas. Mais do que isso, de como se participa de uma copa, seja ela qual for.

De que adianta, numa fase classificatória, ser o primeiro colocado num grupinho de aspirantes a time de futebol? Respondo que de nada vale, a não ser que o líder seja uma grande e respeitada equipe do futebol mundial, como o Estudiantes de La Plata, que com equipe realmente reserva derrotou o anfitrião mexicano. Um timinho de exceção, como os moranguinhos... Tá bem, eu explico: de exceção, pois as conquistas de títulos que tiveram recentemente foram exceções; estiveram num mundo que não pertence à realidade deles; o mundo não é o cotidiano deles, valeu? Então, um timinho de exceção, quando enfrenta o "tradicional" Banfield, o maior campeão da segunda divisão argentina (que feito, hein?), amarela e joga na retranca. Tem a cara de pau de não atacar o adversário e colocar a culpa no juiz. Tomaram 3 gols honestos (um deles valeu por aquele mal anulado no primeiro tempo) brincando, e não tiveram capacidade de reação. Só faltou discursarem no final do jogo que o objetivo deles é o Gauchão e que a Libertadores é só um cafezinho, que vão para a partida de volta com time reserva e o escambau. Típico do povinho do aterro.

Ainda bem que a qunta-feira foi proveitosa, né? Foi nela que o Grêmio fez uma exibição de luxo, mostrando como se joga uma copa; como se disputa um mata-mata: matando o adversário!

Tal qual fizera no GRE-nal, o Grêmio não tomou conhecimento do adversário (naquela ocasião foi em virtude de o adversário não merecer conhecimento mesmo), deixando-o inclusive largar na frente, fazendo as honras da casa. Depois, resolveu jogar. Fez dois golaços, típicos de quem sabe que as raras oportunidades devem, sim, ser aproveitadas. Virou o placar em poucos minutos e impos sua superioridade, deixando a trocida pó-de-arroz atônita! Achando que o jogo estava fácil demais, Rodrigo resolveu dar uma chance para o Flu e cavou uma expulsão. Só assim a partida ficaria equilibrada e o dono da casa não faria muito feio diante de sua torcida.

Ledo engano... O Grêmio, mesmo com um defensor a menos, seguiu mandando no jogo e ampliou o placar. Daí, resolveu deixar por isso mesmo e disse para o Fluminense fechar o placar e recolher os brinquedos, que a festa seria mesmo no Olímpico, na próxima semana.

E foi isso! Com o placar de 3x2, o Imortal Tricolor traz uma imensa vantagem para Porto Alegre, onde pode perder o jogo (1x0 ou 2x1) e ainda assim chegar às semifinais da Copa do Brasil, mais uma vez.

Domingo, apesar do adversário não valer o custo do plástico do ingresso, vamos lotar o nosso estádio e comemorar mais uma volta olímpica no Olímpico! É lá que receberemos o troféu de Campeão Gaúcho de 2010, seguramente o melhor campeonato dos últimos anos!

Quero te ver lá!

Um comentário:

hjob disse...

Estarei lá - e ontem ganhei aquele presente de aniversário, atropelando o FLU!!!!