quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Triste sina... Dura sina...

A vida de visitante não é nada fácil para o Tricolor Azul... Qual a distinção entre jogar nos domínios do Estádio Olímpico Monumental e em outro qualquer campinho do país? Será que a torcida (ou ausência dela) realmente faz diferença? Será que há alteraçoes significativas na grama? Serão os ares tropicais do Brasil? Será que a constituição dos outros estádios assusta os jogadores do Grêmio? Ou será apenas a mão do técnico, mandando não bater, não jogar firme, não assustar? Tire suas próprias conclusões, pois eu estou tentando tirar as minhas...

Claro que o adversário da rodada, com seu retrospecto frente ao Grêmio, não ajuda. Em toda a história de confrontos contra o Santos na Vila Belmiro, o Tricolor dos Pampas venceu uma única vez, empatou cinco e perdeu uma infinidade. Somada à condição de constantes perdas de pontos no atual campeonato, o resultado de hoje não foi nem um pouco surpreendente. Que poderemos dizer aos nossos filhos, aos nossos netos, aos nossos bisnetos quando perguntados do pífio desempenho longe dos pagos? Há alguma justificativa plausível, convincente, coerente ou simplesmente aceitável? Acho difícil, até porque não vestimos vermelho, para ficarmos culpando o vento pelos maus resultados, muitas vezes antecipadamente.

E agora? Bom... Só nos resta manter a boa campanha dentro do Templo Máximo do Futebol Gaúcho, amedrontando adversários com o rugido oriundo das tribunas. Até porque se depender apenas do que surge de dentro do campo...

Enquanto isso, o Corinthians faz o que o Grêmio parece não ter capacidade. Tudo bem! Entendo que a tarefa do Corinthians era uma barbada, já que o adversário era apenas um varzeano qualquer. Mas mesmo assim, jogaram fora de casa, na várzea porto alegrense. Enquanto o Grêmio, na sua hercúlea busca por três pontos fora de casa, afundou na Vila Belmiro.

Quando o adversário ajuda, parece muito mais fácil. Está aí a prova de que o oponente pode ser decisivo, né? É só chegar no chiqueiro da beira do lago e papar os moranguinhos. É a viagem boa a Porto Alegre, já que quando os adversários chegam ao Olímpico, não só as arquibancadas tremem, mas as pernas dos atletas também.

Por enquanto é isso, né? Grêmio segue buscando, enquanto os vermelhos seguem entregando...

Nenhum comentário: