domingo, 7 de junho de 2009

Treinos e Injustiças

Treino foi o que o Grêmio fez na noite de quinta-feira, no Olímpico Monumental. Recebeu o Náutico, aquele histórico adversário, e aplicou-lhe, naturalmente, três tentos de não deixar dúvidas de que estamos no caminho certo. Ainda jogando no 3-5-2, com a equipe um pouco amarrada e com o oponente extremamente fechado e recuado, a vitória foi difícil, é verdade, porém muito mais no sentido de dificuldades dos atacantes de entrar na área adversária do que pelo fato de ser atacado.

Longe do ideal da tabela, mesmo sem estarmos dando bola para ela e para esse campeonato, subimos à oitava posição. Como não temos interesse em classificarmo-nos à Libertadores de 2010 através do Brasileirão, a zona de Sul Americana parece algo bastante razoável. Afinal, nossa classificação virá pela obtenção do Tri da América, certo?

Souza, duas vezes, e Máxi López anotaram os gols que alçaram o Imortal Tricolor. Na próxima partida, frente ao Fluminense no Maracanã, servirá para o teste do novo esquema tático. Ou seja, por melhor que seja nosso desempenho, nada passa de um teste. Mais um deles.

A injustiça fica por conta da arbitragem do Mineirão, na noite de hoje. Todos os Ilustres Leitores sabem que esta coluna recusa-se a fazer qualquer manifestação sobre os juízes do jogo. Mas convenhamos: a arbitragem de hoje foi algo gritante pró-símios, sabe-se lá por qual razão. Qual interesse poderia haver em derrubar o Cruzeiro em casa? Em fazer seu s atletas perderem o controle emocional? Quem não viu a agressão covarde sofrida por Kléber? O arqueirinho moranguinho acertou-o covardemente, de surpresa, sem direito a defesa! E o que fez o juizinho? Simplesmente expulsou os dois participantes, demonstrando que não tem a menor condição de apitar um jogo de uma equipe grande (Cruzeiro, obviamente), já que não consegue discernir os fatos de um lance. Depois não venham dizer que o que estará acontecendo no campeonato não teve causas externas...

Pelo menos a Raposa reagiu e empatou a partida. E pelo menos pudemos ver quem é o candidato a adversário das semi-finais da Libertadores, uma equipe que entra em qualquer briga, em qualquer discussão, de fragilidade emocional e pouca bola. Que venha, Cruzeiro, se tiveres capacidade.

E tu, gremista, segue alientando, que essa é a nossa função!

Um comentário:

Mineiro disse...

E se cuida que o Cruzeiro vem aí!!!