quinta-feira, 5 de abril de 2007

Tudo como tem que ser...

Ano II - Edição 15/2007

Observação inicial: esta edição está chegando até vocês única e exclusivamente para divulgar o fim da fase classificatória do Campeonato Gaúcho 2007. Não pensem que o cronista resolveu dar valor às partidas amistosas.

Na noite de ontem, a Máquina Tricolor patrolou mais um adversário, conquistando seu quadragésimo ponto no Ruralito 2007. Quarenta pontos em dezesseis partidas, ou seja, aproveitamento de apenas 83%. Claro que não podemos deixar de falar que este campeonato, o Ruralito, só é valorizado pelas equipes do interior do Estado, ou por aquelas que se dizem grandes, mas são eliminadas precocemente da competição. E com isso, passam, certamente, a dizer que não, que este campeonato não tem valor algum...

Jogando em ritmo de treino, mais uma vez, o Imortal Tricolor não precisou de mais do que 45 minutos de jogo para meter quatro tentos na cidadela da representação cachoeirense. O resultado final, Grêmio 4 x 1 São José, mostrou o quanto o Grêmio está sobrando (sozinho) nesta competição, enquanto os demais engalfinham-se para disputar uma tão sonhada vaga, mesmo que não tenha valor algum.

A superioridade até aqui foi gritante. A equipe de Mano Menezes realizou 16 jogos-treino, 16 partidas amistosas, com o único objetivo de preparar-se para a Copa Toyota Libertadores. E como prêmio pela boa preparação, obteve a melhor campanha, indiscutível, no certame, deixando seu mais tradicional e perigoso adversário para trás. Pois é, gente, o Juventude, mesmo com a liderança do Grupo A, ficou muito aquém da campanha do Imortal Tricolor.

Agora é hora de concentração total, para enfrentarmos o Cúcuta Deportivo lá na longínqua Colômbia, para voltarmos com a classificação às oitavas-de-final da Libertadores garantida. Então, dia 11/04, quarta-feira, todos concentrados e torcendo pelo Imortal Tricolor na sua corrida rumo ao topo!

E para completar a festa (afinal era dia de aniversário), na mesma noite de ontem, duas equipes protagonizaram duas façanhas, dois milagres. Uma foi o Veranópolis, que precisava vencer sua partida e torcer, desesperadamente, para que o Novo Hamburgo não vencesse seu embate. E conseguiu. Mesmo jogando contra um adversário que se supunha ser algo como "forte", não desistiu um só minuto, vindo a conquistar a vitória aos 48 minutos e 36 segundos da etapa complementar, mostrando toda a garra, raça, fibra, brio e empenho do futebol gaúcho do interior do Estado.

A outra equipe protagonizou algo ainda mais inacreditável (INACREDITÁVEL... Talvez dê até um filme...), pois entrou em campo classificada para as quartas-de-final do Gauchão, na terceira colocação do seu grupo. Acontece que, montado na soberba, este time conseguiu a proeza de, mesmo dependendo apenas de si próprio, sem ter preocupação com resultados de partidas paralelas, entregar o jogo nos segundos finais, ficando de fora do certame... E olha que o resultado paralelo foi favorável; podiam apenas empatar o jogo...

Tudo bem que esta equipe não é nenhum fenômeno. Nem mesmo é significativa no futebol mundial. Até bem pouco tempo atrás, vivia no ostracismo, sendo confundida com times do interior do Paraguai... Para consolar-se e a sua "imensa" torcida, tratou até de criar um mundinho só seu, para declarar-se campeão dele, o tal Mundo FIFA, que ninguém conhece. E foi justamente este o preço: o fato de ninguém conhecer o Mundo FIFA. Por quê? Ora, caros leitores, porque criaram um mundinho próprio, particular e íntimo, beirando a esquizofrenia, e esqueceram de convidar o EC Veranópolis para participar da fantasia. Resultado? Deu até na TV: o Veranópolis, desconhecendop o tal mundo e o seu campeão, derrotou o grande, magnífico, estupendo, inoxidável SC do Aterro pelo placar de 2 x 1, garantindo sua classificação e jogando o timinho da várzea para o fundo do poço...

Então, nobres gremistas que ainda têm 4 compromissos pelo Campeonato Gaúcho, vamos dar nossas palavras de consolo à massa adversária, comemorando o aniversário da sociedade co-irmã? Repitam comigo, em uníssono:

"Chora, macaco imundo!"

Nenhum comentário: