terça-feira, 20 de março de 2007

De volta à liderança!

Ano II - Edição 14/2007

Com uma vitória consolidadora, embora longe de ser convincente, e dando sinais de estar voltando a ser o Grêmio que conhecemos, um Grêmio bravo, forte, aguerrido, combativo, lutador, brigador, valente, destemido, insistente, Imortal Tricolor!!!! Depois de muito tempo, vimos nossos atletas agirem como heróis, como verdadeiros algozes do adversário, demonstrando garra e vontade de ganhar, custe o que custar, gerando até uma acirrada discussão entre os atletas no intervalo do jogo! E isto, caro leitor, é o principal indício de que o Grêmio está voltando a ser o Grêmio vencedor.

Com atuação destacada de Tuta, que além da tutada conseguiu resumir na sua atuação todos os adjetivos elencados ao Imortal Tricolor, o Tricolor dos Pampas voltou à liderança absoluta do Grupo 3 da Copa Libertadores de América. Absoluta sim, pois o gol marcado contra o Cerro Porteño, como visitante, é critério de desempate.

Bem que o Deportes Tolima veio disposto a não perder, como já o fizera em Ibagué. Mas a vontade tricolor prevaleceu, dando um jeito de abrir o ferrolho da defesa colombiana, para que Tuta tutasse a bola para o fundo da rede. E a combatividade demonstrada, com 4 cartões amarelos, se não estou enganado, na etapa inicial, garantiu que os atletas da equipe visitante permanecessem longe da meta muito bem guardada de Saja, outro herói do jogo.

Portanto, sem nunca ter deixado a zona de classificação, a Máquina Tricolor mantém-se classificada para as oitavas-de-final, faltando ainda duas rodadas para o encerramento desta fase. A meta agora é ir novamente à Colômbia, a fim de trazer mais um (ou até mesmo três) ponto de Cúcuta, enfrentando o Cúcuta Deportivo, no dia 11 de abril, podendo, inclusive, retornar a Porto Alegre classificado.

Mas tem clubinho que não tem jeito de entrar na zona, nem para classificar-se às fase seguintes, nem mesmo para visitar a mãe... Em partida recém finalizada no Chiqueirão da Várzea, lá no aterro, o SC do Aterro conseguiu a proeza de complicar-se antes mesmo de o jogo começar. Segundo o comentarista da televisão, Deus esteve presente no campinho e mandou o filho travesso para casa, já que aprontou arte em campo. Traduzindo, Deus foi a referência ao árbitro da partida (também chamado de "Filho da Puta" pelo treinador da equipe local, em alusiva menção de que tratava-se de mais um torcedor local), devido ao fato de ter expulsado "Jesus" Christian. O cronista é obrigado a informar ao nobre jornalista que o árbitro NÃO expulsou o atleta vermelhinho, mas advertiu-o com o cartão amarelo, uma vez que o centroavante vermelhinho simulou descaradamente uma penalidade máxima. Acontece que, minutos antes, este mesmo atleta havia sido condecorado com outro cartão amarelo, devido a uma falta violenta, o que gerou a conseqüência do cartão vermelho. Quem não consegue compreender isso, deve ler as regras do futebol (aproveita que é fácil; são apenas 17) e calar a boca perante um microfone.

Infelizmente o CA Vélez Sarsfield não conseguiu aproveitar a vantagem numérica em campo, deixando que o jogo terminasse sem gols, mantendo sua liderança incontestável no Grupo 4 da competição continental, enquanto os macacos seguem na terceira posição, fortemente ameaçados pelo Emelec, o próximo adversário. Cada um está no lugar que merece...

E para quem estiver perguntando de o porquê não houve edição de Crônica Futebolística nas duas últimas rodadas do Gauchão, informamos que este veículo não faz comentários sobre partidas amistosas. Desde a vitória sobre a SER Caxias, com a conquista definitiva da primeira colocação no Grupo B no certame regional e a classificação direta para as semi-finais, o campeonato tomou ares de amistoso. O morador da capital gaúcha que segue se preocupando com esta primeira fase da competição, inclusive com sinais claros de medo, ansiedade e preocupação, deve ser algum tipo de esquizofrênico, daqueles que cria um mundinho virtual para dizer-se campeão dele...

Força, Grêmio, hey!

Nenhum comentário: