sexta-feira, 20 de abril de 2007

O Poder de Superação - Parte I

Ano II - Edição 18/2007

Jogo decisivo. Necessidade de goleada para obter classificação. Precisando vencer por três gols de diferença, o SC do Aterro quebrou um paradigma e encheu de vergonha o Rio Grande do Sul.
O paradigma: atual campeão tem que defender seu título com honra e glórias, bravura e determinação, força e vontade.

Como foi quebrado? Pela primeira vez na história da Copa Toyota Libertadores a equipe campeã não participará da segunda fase da competição! Graças a um conjunto de atuações beirando ao ridículo e sem gana nenhuma, os Macacos estão eliminados na maior competição continental, sem poder participar sequer das oitavas-de-final...

Por que a vergonha? Porque se autodenominam gaúchos, mas não conseguem agir como tal. As dificuldades para obter êxito na tarefa eram muitas, é verdade. Mas também é verdade que não existe poder de superação na várzea. Repetindo o fiasco de Veranópolis, os Macacos conseguiram o que tanto desejavam, as merecidas e sonhadas férias.

Desde antes do jogo começar, a torcida dava calorosas entrevistas enaltecendo o Emelec, pois só este poderia levar o timinho do aterro às oitavas-de-final, "fazendo o crime" em Buenos Aires, não perdendo para o Vélez Sarsfield. Típico deste povinho de áreas alagáveis, as declarações revelavam a falta de confiança da torcida na sua equipe. Claro que os torcedores conhecem o "passado de glórias" do seu time, motivo pelo qual não depositam esperanças nas virtudes da equipe.

Então, assim como no Gauchão, o timinho do aterro da várzea foi eliminado prematuramente da Libertadores pelo saldo de gols insuficiente. Será que isso é digno de um campeão do mundo? Só se for do campeão daquele mundinho virutal...

Pode até soar como desculpa, mas a verdade é que o irmãozinho está dando um show de planejamento estratégico para as demais equipes do mundo. Pensem comigo: ao ser prematuramente enxotado das duas competições que disputava, tendo a próxima partida marcada apenas para o dia 13 de maio (estréia no campeonato brasileiro), o campeão do mundinho FIFA vai acabar com a maior reclamação de seus jogadores: estão de férias, em pleno mês de abril!!! Têm quase 30 dias para decansar e realizar a pré-temporada visando os objetivos do segundo semestre. Lembrando uma declaração do presidente do clube, Sr. Pífio, dada no início do ano - "Queremos repetir 2006!" - e como da Libertadores, e conseqüentemente do mundial, estão fora e já perderam o vice do gauchão, conquistas de 2006, só restou o vice do brasileirão. Por tabela, a Recopa já está fora dos planos.

É isso aí! Conseguindo realizar uma campanha pós-campeonato pior que a do Once Caldas (que honrou a galeria dos campeões classificando-se para a segunda fase no ano seguinte ao da conquista do título), o SC do Aterro entrou, finalmente, para os anais da Libertadores, com um feito único!

E a nossa frasesinha de consolo: CHORA MACACO IMUNDO!!!!

Nenhum comentário: