domingo, 27 de julho de 2008

Décima-Quinta Rodada

Já são onze partidas sem vencer longe do chiqueirão da várzea... E ninguém lembra de falar em crise no aterro. A imprensa, vermelha, elogia atuações e não lembra que o timinho está em decadência. Treinador já foi substituído. Jogadores se foram (o capitão, foi por medo...). Mas a situação, mesmo com Tite no comando, não muda e apenas a imprensa insiste em não veicular isso.

Desta vez foi o Ipatinga, um clube da segunda divisão mineira, que teve a "honra" de receber a equipe símia. E em agradecimento, conquistaram uma vitória, mais uma daquelas que só os macacos proporionam às equipes que necessitam de recuperação. Desculpas foram mil! Agora a culpa foi da falta de pontaria. Outrora fora o vento (que soprava), a grama (verde), a bola (redonda), a arbitragem (condicionada?), as dimensões do campo (oficiais). Mas a grande vilã da vez foi a falta de pontaria mesmo... Já o Ipatinga, jogando com aboluta eficácia, criou uma só oportunidade de gol e marcou, garantido o resultado do jogo e os três pontos de que necessitava para aumentar sua parca poupança na tabela. Com grande contribuição do arqueiro do timinho, o velho Clêmer...

Os macacos estão na oitava posição da tabela, chegando ao ponto de decair novamente. Estão travando uma briga ferrenha com Sport, Náutico e Figueirense, clubes de imensa tradição no país, para garantir uma vaga na Copa Sul Americana de 2009. Não sabem que a verdadeira disputa será com outras equipes, para classificação para outro campeonato.

Já o Imortal Tricolor, dentro de sua imortalidade, recebeu o Palmeiras no Estádio Olímpico Monumental, junto com uma chuva torrencial que caía sobre Porto Alegre desde a manhã de domingo. Mesmo com esta chuva, mais de 38 mil borrachos preencheram as tribunas do Templo Máximo do Futebol Gaúcho para prestigiar a equipe líder do campeonato.

E apesar das más condições climáticas, a Máquina Tricolor avançou para cima do Porco, mandando duas bolas na trave, dominando o meio-campo, faltando apenas marcar um tento. O problema foi o Palmeiras ter vindo a Porto Alegre sabendo que enfrentaria o líder, sabendo tratar-se de um líder qualificado. Acabaram vindo, mais do que para não perder, para não jogar!! Ainda no primeiro tempo já catimbavam combranças de falta e tiro-de-meta, buscando matar tempo. Bloquearam o meio campo e reforçaram a defesa. Vieram com medo do Tricolor dos Pampas! Sabiam do perigo que correriam caso viessem para jogar para frente, em busca do gol.

Tanto a retranca deu certo, que o tento gremista foi anotado apenas aos 22 minutos da etapa complementar, ainda assim quando o Imortal Tricolor estava em desvantagem no placar. O Palmeiras conseguiu cavar uma penalidade máxima poucos minutos antes, depertando a ira do gigante tricolor. Então, Pico, numa bola que sobrou no seu pé, ajeitou-a e mandou ao fundo das redes palmeirenses, garantindo o empate que manteve o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense na liderança do certame durante mais uma rodada.

Resumindo, o Grêmio apenas empatou com uma equipe que veio fechada, tentando jogar o mínimo possível, para não sofrer gols. O campo encharcado dificultou o jogo para as duas equipes e o empate, mesmo em casa, teve que ser considerado bom resultado. Mas será que devemos reclamar? Tem gente (gente?) que anda perdendo até para lanterna!

Na quinta-feira, 20h30min, o Imortal Tricolor mais uma vez defenderá a liderança. A vítima da vez se chama Coritiba, com o jogo realizado na cidade de Curititba. E tu, ilustre leitor, tem o dever de apoiar o TEU TRICOLOR, ainda que a distância! Porque somos nós, borrachos, gremistas de fé, com alma castelhana, que movemos essa equipe, que fazemos esse motor tricolor funcionar e avançar sobre os adversários!

Já chegamos à liderança. Agora temos que nos manter aqui, para levantar a taça em dezembro!

Nenhum comentário: