domingo, 20 de setembro de 2009

Fator local - interferência?

E o vice-campeão de tudo comprova o que todos do Rio Grande já sabiam: o fator local não faz diferença alguma no resultado dos jogos! O fato ficou comprovado após o jogo de sábado, contra o Vitória, disputado em Salvador, no estádio do Barradão. Tal qual fizera no fim de semana anterior, perdendo no seu Chiqueiro para o Cruzeiro, o Sport Club do Aterro não tomou conhecimento do adversário e deixou-o livre para vencer a partida. O Vitória chegou facilmente aos dois tentos a zero, deixando o timinho varzeano cada vez mais na condição de vice, na verdade em terceiro lugar.

Mas o que poderia ser esperado de uma equipe que acha que joga mais do que pode e do que sabe (muito pouco, por sinal)? Que tem uma megalomania tal que chega a comparar o recém-emergido Avaí ao tradicional clube baiano, achando que jogando da mesma forma contra os dois, obteria resultados semelhantes. Realmente o placar foi o mesmo, porém um a favor e o outro, contrário... Uma pena...


Parece até uma reedição da Revolução Farroupilha, onde os macacos, assim como os imperiais, com um plantel superior (ou com um melhor exército), dispondo de mais e melhores armas, vai ao encontro do oponente e é humilhado veementemente em várias e diversas batalhas. E tanto perde em território inimigo que vê o seu próprio reduto sendo invadido e conquistado de forma incrível (lembrem da travessia por terra do Seival e do Rio Pardo e da consequente conquista do porto imperial de Laguna).

Porém algém deve respresentar a alma Farrapa do Rio Grande e mostrar ao mundo que aqui quem manda são os de casa. Desta vez os imperiais mandaram um batalhão fraco e desacreditado para enfrentar o poderoso exército republicano tricolor, fardado de azul. E teve o que merecia: foram "apenas" cinco tentos, cinco tiros certeiros, fazendo com que o representante fluminense mantivesse sua condição de lanterna do certame. Foi com tanto ímpeto que os farroupilhas azuis defenderam seus domínios que em duas situações fizeram com que os imperiais fluminenses atacassem sua própria meta, marcando dois gols contra.

Assim, o Imortal Tricolor conquista mais três pontos na tabela e fica apenas a 2 pontos do G4 e a 5 da liderança, pelo menos até quarta-feira, quando o líder faz a partida de encerramento da rodada. O Grêmio dá sinais de que o Brasil deve tomar cuidado com as forças surgidas do sul, tal qual ocorrera em 1835, quando a República Riograndense nasceu e levou os brasileiros ao desespero total. Agora o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense detém o melhor ataque da competição, o goleador e o maior saldo de gols, restando apenas a conquista de poucos pontos a mais que os adversários para chegar ao topo, eu devido lugar. Tcheco, Jonas e Souza (duas vezes), somando ao pobre zagueiro pó-de-arroz, elevaram o Grêmio à alturas da tabela.

Próximo adversário é o Goiás, no Serra Dourada. Parada dura, tarefa árdua, jogo difícil. Porém, é a oportunidade de a equipe mostrar que realmente encontrou-se, entrosou-se e tem condições de vencer em qualquer lugar. Ou pelo menos brigar muito para isso...

Já sabes que deves estar torcendo, e muito, para que os lanceiros negros tricolores transformem o planalto central do Brasil num pampa gaúcho e façam o goianos arrependerem-se de ter nascido.

Nenhum comentário: