quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Copa Sul Americana, a piada pronta da vez...

Piada pronta, começando pelos participantes. Pelo visto, a equipe mais forte na competição é o Vitória, de Wagner Mancini, apesar de estar praticamente fora, já que foi goleado pelo River Plate e dificilmente reverterá o resultado. Fora ele, talvez a força da competição esteja com os outros brasileiros, Botafogo e Fluminense, que a julgar pela colocação que ocupam no Campeonato Brasileiro, fica fácil de ver até onde chegarão. Não passam de turistas viajando pela América do Sul.

E o que dizer do “grande” atual campeão? Enfrentou com sua força (força?) máxima, em casa (sim, chamam aquela pocilga de casa), diante de sua fabulosa torcida de estádio vazio, o time chileno da Universidad do Chile, que sabemos tratar-se de uma das grandes equipes do futebol sul-americano, multi-campeã fora das fronteiras chilenas! Piada!

Esta mísera equipe de chilenos esforçados, nada mais que isso, veio a Porto Alegre, porém na várzea, para disputar sua sequência na competição. E ao se deparar com o anfitrião vestido de mico-leão-dourado, precisou de alguns minutos para recuperar o fôlego devido ao acesso de riso provocado pelo novo pano-de-chão, desta vez em dourado brilhante. Recuperado, foi para cima e marcou logo seu tento, mesmo com a imprensa, vermelha, vendendo que jogariam numa retranca a la Roth, com apenas um atacante. Acho que um atacante é mais que suficiente para enfrentar a defesa dos moranguinhos, né? Depois, vendo que poderiam relaxar e pouparem-se para as próximas partidas, em especial o campeonato nacional de seu país, e permitiram que os vermelhinhos marcassem o gol de honra.

Assim, está acontecendo o que eu já planejava: um campeonato sem-graça, sem valor, sem atrativos, mas que faz os símios buscarem manter sua “hegemonia” e dedicarem-se à competição, inclusive enfrentando dificuldades, deixando, então, o Campeonato Brasileiro em segundo plano.

Bem ao estilinho vermelhinho moranguinho de ser…

Nenhum comentário: