quinta-feira, 9 de abril de 2009

Decadência - A Vez do Bugre

É brabo para uma equipe de tradição, campeã brasileira de 1978, vice em 1986, sentir o peso da decadência iminente. Ter que enfrentar o campeão de tudo (alguém conhece esse campeonato, Tudo?) pela Copa do Brasil, logo após o rebaixamento no Paulistão, e perder, parece ser a pá-de-cal para selar a má fase (longínqua) vivida.

Mas nem tudo está perdido! Apesar do o adversário não favorecer, a derrota sofrida no Brinco de Ouro da Princesa mostrou que o Bugre tem alguma, pouca, condição de superação. Com o jogo já definido e com os macacos pulando incessantemente nos puleiros varzeanos, o grande Guarani foi lá e estragou o princípio de festa, forçando a partida de volta, fazendo com que os símios sintam o frio na espinha de ter que enfretar equipes decadentes em sua casa, fortemente ameaçados de derrota, como bom anfitrião que são. Lembram do União, né? Por pouco que o confronto não foi entre Guarani e União, que seria, com certeza, uma partida muito mais atraente do ponto de vista técnico-tático. Mas vá lá. Futebol não é nem nunca foi um esporte lógico. Por isto, é tão apaixonante.

E a imprensa, hein? Vermelha como sempre, a Zero Hora de hoje (09/04) anunciou que a vitória símia em Campinas foi um "triunfo", mesmo com o tento marcado pelo time local a 44 minutos da etapa complementar. Imagino o que diriam se fosse o Grêmio na mesma situação, já que, mesmo vencendo uma partida, apontam apenas os pontos negativos da equipe.

Esta mesma Zero Hora, vermelha como sempre, aguardou a passagem do aniversário de fundação do irmãozinho para abrir os trabalhos do seu próprio aniversário. Até então, era só centenário dos moranguinhos que figurava nas suas vermelhas páginas.

Por fim, até o município de Porto Alegre está se rendendo. Atenção prefeito José Alberto Fogaça de Medeiros! Sob suas barbas os traidores estão colocando anúncios comerciais do time da várzea nos ônibus da Companhia Carris Porto Alegrense! Logo a Carris, que nunca expusera comerciais nos seus veículos, mantendo apenas anúncios referentes a conquistas e trabalhos da municipalidade. Será que a Prefeitura Municipal está dando a entender que o incentivo ao mundo símio é uma ação de governo? Francamente...

Salve Eduardo Bueno, que tão bem avaliou a etmologia da palavra vermelho, entendendo que sua origem é de verme! Pois estes vermes estão se proliferando, causando um mal maior ao Estado que a febre amarela. E o pior de tudo é que nem vacina tem. Os medicamentos administrados não estão fazendo o efeito devido.

E o Guarani? Mais uma vez voltamos à triste realidade da falta de capacidade para anunciar que o Bugre será amassado no Chiqueirão. Coisas do futebol que nem o futebol consegue explicar.

Um comentário:

Anônimo disse...

francamente, não perdi o meu tempo vendo o jogo do timinho. Iria até olhar, mas é perda de tempo. Acabei vendo os lances somento hoje na hora do almoço, e certamente, o gol que tomaram nos ultimos minutos irá complicar.


avante Guarani!



beijos