domingo, 1 de março de 2009

Primeiro Turno

Se era para fazer isso, melhor ter sido o quinto na classificação, poupando duas noites de abertura do estádio Olímpico para pouca torcida. Os prejuízos seriam menores e a espectativa, nenhuma.

Mas Celso Roth, apenas ele deve ser responsabilizado, resolveu inventar. Frente a uma equipe fragilizada, fraca, carente e cadente, o supremo comandante escalou o Grêmio com uma formação defensiva, isolando, mais uma vez, Alex Mineiro no ataque, deixando nosso goleador sem parceria. Resultado? Não teve um só ataque decente na etapa preliminar. E na complementar, logo após tomar o gol (linha do impedimento mal feita, culpa do técnico), alterou o esquema e obteve o empate, para logo em seguida voltar à formação original e levar outro gol, sem poder de reação.

A indignação não é por perder GRE-nal. Isso acontece. Basta ver as estatísticas. Desde aquele 10 x 0, o Grêmio venceu apenas 31,5% das partidas, perdeu 37,3%, enquanto ocorreu empate nos 31,2% restantes, o que comprova o equilíbrio dos enfrentamentos. Além do mais, quem se preocupa em vencer GRE-nal e contar estatísticas sempre foi o adversário. A nossa preocupação é em colocar taças no armário. E parece que a coisa mudou. Será que os dirigentes estão enlouquecendo? A real indignação com que escrevo hoje é referente ao planejamento. O que eram para ser até 10 partidas de testes e preparações, paralelas à disputa da Libertadores, acaba virando uma obrigação, um objetivo, mais uma pressão.

Ok! Ok! Eu sei que sob pressão nós temos desempenho muito melhor! Mas por que o Grêmio não jogou apenas da mesma forma como jogara na quarta-feira? Era apenas isso que eu e mais 5 milhões de gremistas desejavam. Nada mais. O resultado poderia até ser o mesmo, mas queríamos ver o Grêmio perder lutando, ao invés de resignado a afastar bolas do seu campo de defesa, da sua meta.

E agora, Duda? E agora, Celso? Como será? A imprensa, vermelha, já anda anunciando que titulares serao poupados na estreia do returno. Sinceramente, para que isso? Jogar quartas e domingos nunca matou ninguém. Como já coloquei, apenas em duas rodadas seria prudente colocar reservas para jogar. Uma por ser em data muito próxima a uma longa viagem. A outra, por coincidência de datas. E só.

Espero ver o meu Grêmio de volta. Aquele Grêmio que vi chegar a três finais de competições simultâneas em 1995, vencendo duas (Gauchão e, veja só, Libertadores, sendo vice da Copa do Brasil, no tempo que este campeonato era difícil e disputado). É só o que peço para os nossos administradores. E peço isso na condição de torcedor que sou, mas também na condição de sócio (sinônimo de proprietário) do clube.

E tu? Que queres do Imortal Tricolor?

Nenhum comentário: