segunda-feira, 18 de julho de 2011

Um pouco de Copa América

"La Pátria o la tumba" é o que diz o hino uruguaio. Isso é inserido em cada "niño" desde sempre! O uruguaio tem orgulho da sua pequena pátria e sabe que tem que dar a vida por ela em qualquer situação. Enquanto isso, o brasileiro só conhece o samba e o jeitinho. Não precisa brigar, pois "no fim tudo dá certo". O futebol reflete apenas uma das facetas dessa comparação de comportamento cultural entre os povos. E a Copa América vem mostrando o quanto o povo sulamericano tem se tornado novamente exigente com tudo.

Uruguai, com sua velha garra charrua. Venezuela, em franca evolução, mostrando ao mundo que sobrevive a Chávez. A própria Argentina, depois de anos e anos sem conquistas, mostrando que tem vergonha de ser derrotada por quem quer que seja. E o Brasil? Como se comporta? Panos quentes sobre as derrotas? Busca explicações e justificativas sobre o leite derramado, mas nada faz de prático para buscar as correções. Segue confiando no talento nato de alguns, para usá-los como representantes de todos, quando deveria fazer com que todos formatassem estes alguns para serem essenciais na conquista de todos. Um dia amadurecerão.

Uruguai x Peru; Venezuela x Paraguai - desses dois confrontos saem os finalistas de uma competição que fugiu ao tradicional. Desses dois confrontos saem os finalistas de uma competição que mantém a tradição de premiar os verdadeiros interessados em não morrer, em não serem dominados ou explorados. Desses dois confrontos sairá o grande campeão, aquele que lutará contra todas as deficiências e dificuldades para obter o seu grande triunfo!

Isso sim é o verdeiro espírito de sudamérica!

Nenhum comentário: