domingo, 15 de maio de 2011

Um Pouco de Compaixão

E se não fosse por nós, os irmãozinhos mais novos não teriam o que comemorar...

Essa relação fraternal é interessante, não? Às vezes entendo a interação entre o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, quando faço analogia ao que acontece na vida de dois irmãos. Brigam, degladiam-se, discordam, mas tudo entre eles. Na verdade, se amam, se idolatram, se apoiam. E esse amor, essa idolatria e esse apoio afloram quando a briga foge dos seus domínios. Sempre senti isso na relação com meu irmão, já que sou o caçula. Como bom caçula, muito incomodei, muito invejei, mas, principalmente, muito me espelhei no mano para tentar ser como ele, copiar suas qualidades para, um dia, poder sentir o orgulho de ter seguido o seu exemplo! E tal qual um irmão mais velho, sempre foi guia, protetor, cuidadoso no exemplo que estava deixando ao maninho, consciente da sua importância no desenvolvimento do pequeno, podendo, até mesmo, abrir mão de alguma coisa em detrimento ao seu irmão menor.

Pois bem, senhores, foi exatamente isso que se viu no Campeonato Gaúcho. Quando o Grêmio, primogênito, viu seu irmão caçula afundando na Libertadores resolveu agir. Decidiu que daria o Gauchão para seu pequeno irmão, permitindo-lhe um agradável consolo. Sabia da importância que o caçula dava ao certame, por mais que desdehasse. Sabia que a conquista deste singelo campeonato, que muito pouco vale, encheria seu mano de orgulho e graça. Então, eliminando Ypiranga e Cruzeiro da Taça Farroupilha, o irmão mais velho abriu caminho para que o pequeno conquistasse o título regional. E apenas para não parecer que era um presente de mão beijada, fez que lutou bravamente. Mas sempre pensando em como seria possível permitir ao pequeno indefeso a coquista final.

E assim, após a primeira decisão por pênaltis na final da Taça Farroupilha, o Tricolor dos Pampas abriu pequena vantagem no jogo de ida da final, para que seu caçula valorizasse sua conquista. Na volta, hoje à tarde, o Tricolor Azul deixou seu maninho conquistar, novamente nas penalidades, a Taça de Campeão Gaúcho 2011.

O parabéns vai todo para o Grêmio, que teve humildade, hombridade e humanidade suficiente para reconhecer a importância do título regional para um time que jamais vai deixar de ser regional. Deixou que a taça fosse parar na várzea da capital gaúcha apenas por compaixão às mazelas do irmão. Fez uma pequena comunidade feliz, sem, no entanto, deixá-la perceber que se tratava de um imenso presente, daqueles que só um irmão poderia oferecer.

Um comentário:

BAGATINI disse...

Rafael,
Parabéns pela tentativa de manter o humor. Mas foi humilhante, o inter não podia ter feito isto, eles nem queriam ganhar este campeonato. Agora para nós... acabou. Melhoramos o ânimo deles e mantemos o Falcão com moral. E nós? O que faremos até o final do ano? Não aguento mais disputar a tal "vaga para a libertadores", campeão não seremos mesmos. Todo mundo sabia que o Wiliam Magrão e o Adilson iriam errar os penaltes. Colorados! vocês mataram o maior rival, isto é ruim até para vocês. Fui tchau...Preciso de um time para chamar de meu.

Bagatini