domingo, 8 de maio de 2011

Ainda o Gauchão

E foi para uma tarde como a de hoje que o Grêmio fez questão de dar tanta emoção ao campeonato, valorizando muito cada uma das etapas e não fazendo com que fosse uma coisa fácil, ganha por antecipação, como grande parte de sua Imortal Torcida pedia. Uma pena que um adversário tão frágil tnha chegado à final, reduzindo drasticamente o brilho da conquista...

Deixando um pouco de lado a preocupação com Renan, que ficou enredado na rede, vamos descrever sucintamente o que foi a partida:

O jogo começou equilibado, é verdade. Lances lá, lances cá. Goleiros trabalhando, meias se degladiando, zagueiros espanando, etc. Até que num lance de sorte extrema, Andrezinho marcou. Tanto foi sorte que em outras duas oportunidades o Marcelo não permitiu que o das trancinhas fizesse alguma coisa.

Na sequência, o Grêmio se manteve avante na partida, enquanto os moranguinhos recuavam, recuavam, recuavam e recuavam... E num deste recúos, Rochemback, o grande capitão, despretensiosamente ergueu uma bola desacreditada para a área. Foi aí que se começou a garantir as obras do Chiqueirão para a Copa 2014. Viçosa, surgido do meio da massa de zagueiros VERMElhinhos subiu e, como Pedro Júnior já fizera noutra ocasião, tirou a bola das mãos do arqueirinho e a viu cortejar as redes símias. Um empate que fez explodir a nação azul!

O primeiro tempo se encerrou assim: um atacando e o outro recuando. Já na etapa complementar tudo mudou. Pelo menos o lado do campo, né? Já que o campo de defesa passou a atacar e vice-versa. Logo na abertura do segundo tempo, como é de praxe na várzea, o visitante marcou o gol da virada, deixando ainda mais perdidos os irmãozinhos. Leandro, de forma magistral, deixou sua marcas na rede do arqueirinho. A explosão virou êxtase total!

Segue o jogo e lá pelas tantas Gílson marca mais uma vez no certame, mais uma vez contra a própria meta. Desviou cabeçada de Cosme (ou Damião? Sempre confundo os irmãos). Foi o que o campeonato precisava para manter a emoção até o jogo final, pois logo em seguida o Grêmio confirmou a tendência que se fazia presente na partida: fez o terceito gol. 3x1 seria uma tragédia sem volta. Pelo menos o 3x2 permite um sopro de falsa esperança para o jogo final, que será realizado num estádio com cobertura.

Ah! Falando em cobertura, o segundo módulo doado pelo Júnior Viçosa foi exatamente o terceiro tento! Em mais uma bola boba jogada à frente da área, mais uma vez o nosso mega construtor implantou outra cobertura no estádio símio, contribuindo significativamente para as obras da Copa do Mundo no Brasil! Um verdadeiro mártir do evento! E neste mesmo lance o goleirinho VERMElho enredou-se nas próprias redes, ficando preso por lá. Aliás, alguém sabe se o coitadinho já conseguiu se soltar? Pelo menos levem algo para o pobre comer e o protejam da noite fria que se aproxima da várzea, já que na Azenha a temperatura está muito alta!

E é isso! Que venha o jogo final! E que se dê vivas ao Tricolor dos Pampas que, solidariamente, permitiu estes dois jogos e, principlamente, que o irmãozinho tivesse uma taça no armário (Taça Farroupilha), mesmo que desqualificada por eles mesmos.

E para fechar, pelo visto este milênio continuará vendo apenas o Grêmio campeão gaúcho quando a decisão se dá em GRE-nal. Sina?

Nenhum comentário: