quinta-feira, 5 de maio de 2011

Copa Libertadores de América - Parte III - Capítulo II (final)

Final antecipado da novela Libertadores 2011... E pela primeira vez na história, o Imortal Tricolor foi desclassificado na fase de oitavs-de-final. O Grêmio já vinha descreditado e desacreditado, principalmente pela imprensa, vermelha, que fazia questão de enaltecer um empate ocorrido em Montevideo e condenar a derrota sofrida nos domínios do Olímpico Monumental, somando-a à Taça Farroupilha, tão misericordiamente abdicada para que o co-irmão não passasse o ano em branco. Mas como ninguém nos entende...

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, além de descreditado, desacreditado e descontado (diversos titulares fora da partida), ainda entrou em campo desmotivado. Por que da desmotivação? Por causa da partida preliminar, ora!

Os moranguinhos, do alto do seu salto, conseguiram anotar um tento, quando tudo o que precisavam era não levar gols. A vantagem, tão amplamente bradada na semana passada, estava gigantesca! Só esqueceram de avisar ao Peñarol para não jogar... Acontece que Los Carboneros não abdicaram um só minuto da sua garra charrua. Foram para frente com toda a vontade que lhes é peculiar. E encontraram uma equipe amarelada, que começou a tremer frente à vontade demosntrada pelo time uruguaio. Os dois gols, anotados num intervalo de apenas 5 minutos, coroaram toda a incapacidade do passarinho assustado que treina o timinho VERMElho. Os varzeanos, jogando em casa, acabaram deixando transparecer o medo de enfrentar o Tricolor dos Pampas naquele que seria o maior confronto da história das Libertadores. Decidiram que não valeria a pena correr o risco de enfrentar o Grêmio e de deixar La Copa 2011 marcada para sempre. Ao final, choros, declarações entristecidas e explicações vazias. Com isso, acabaram por tirar o pouco de emoção que o Grêmio levaria à cancha chilena.

E foi exatamente isso. Sem a possibilidade de protagonizar o maior confronta da história da competição, os atletas tricolores se desmotivaram e acabaram não superando os universitários chilenos. Como o time da várzea abdicara do clássico, o Grêmio resolveu recolher seus brinquedos e voltar aos pagos, para ver se pelo menos nos clássicos do certame regional haverá alguma paridade por parte dos varzeanos.

Nem mesmo a derrota sofrida ao pé dos Andes, com a inédita eliminação nas oitavas-de-final, abalou mais a equipe do que o fato de deixar a imprensa, vermelha, sem o tão desejado encontro. Tanto falaram, tanto secaram o Grêmio na final da Farroupilha, tanto torceram para os símios da beira-lago, que os próprios primatas falharam e privaram o Rio Grande deste evento. Ao Grêmio, entristecido, só coube recolher suas esperanças e cruzar novamente os Andes.

Agora, como é de praxe nos pagos, só resta o Gauchão. E como ocorre desde 1999, sempre que o campeonato é decidido em GRE-nal, só o time sagra-se campeão. Vamos manter esta escrita, certo?

Nenhum comentário: