domingo, 9 de novembro de 2008

Copa Nissan Sudamericana - Cuartos de Final

A decadência de um mito...

Primeiro foi um aviso, quando o Fluminense eliminou o Boca Juniors da Libertadores. Alguns acharam que não era nada, apenas obra do acaso, mas que a equipe se recuperaria numa boa.

Depois, veio o pior de tudo. A humilhação maior. O tiro de misericórdia a um moribundo...

Porque não vejo explicação outra para a derrota que o Boca sofreu, se não humilhante, aniquilante, ou pior, esclarecedora da verdade absoluta de que o time da Bombonera, a grande equipe de La Boca não existe mais.

Foi uma fase maravilhosa, de praticamente 10 anos levantando taças sobre as maiores equipes da América do Sul e do mundo. Mas um dia teria que acabar. Ninguém imaginava que seria de forma tão vil, tão mesquinha, tão baixa como foi a aniquilição do Boca Juniors. Parecia carniça sendo devorada por urubus famintos.

Talvez seja o pagamento de um castigo. O castigo de ter sido o melhor das Américas por tanto tempo, derrotando tantas grandes equipes e acabando com os sonhos de suas torcidas. Enfrentou gigantes e venceu. Porém, perante um bando de peladeiros, de jogadores de várzea uniformizados ( se é que podemos chamar aquilo de uniforme), o grande mito de Sudamérica se despediu. Getúlio diria que o Boca sai da vida para entrar para a história. Porém sabemos que o Boca não se entrega. Vai lamber as feridas e retornar, devagarito no mas, mas vai voltar a ser o grande Boca Juniors, munidalmente conhecido e respeitado.

E quanto a esta eliminação? São coisas da vida, que acontecem naqueles momentos de desgraça plena e absoluta. Não há exatamente explicações para o inexplicável.

Mas resta a certeza de que o Boca não sucumbirá, assim como o algoz da vez não triunfará...

Nenhum comentário: