domingo, 12 de junho de 2011

Planejamento

Planejamento é aquilo que um grande clube faz antes do início do certame, onde avalia todas as possibilidades de alcançar o aproveitamento de 67%, suficiente para disputar o título da competição. Na teoria, significa 4 pontos ganhos em 6 disputados, ou seja, vitória em TODOS os jogos em casa e empates naqueles jogados fora, totalizando 76 pontos ganhos ao fim da disputa.

Por que falei teoricamente? Ora, sabemos que existem partidas nas quais triunfaremos fora de casa (como recentemente ocorrera contra o Furacão paranaense) e outras onde podemos perder os preciosos pontos dentro do nosso território (vide Corínthians, na partida de abertura). E a análise de em quais partidas sairemos triunfantes e em quais perderemos pontos é o verdadeiro planejamento a ser efetuado, chegando-se ao objetivo supremo. Assim, derrotas fora de casa para São Paulo, Santos e Cruzeiro, em geral, estão no planejamento da equipe, que poderão ser prontamente compensadas por vitórias sobre América ou Ceará, por exemplo. Sem contar que qualquer ponto ganho nestas "derrotas planejadas" significa avanço significativo na tabela e "reservas" de pontos.

A única coisa que não pode ser feita é explicitar este planejamento aos jogadores, pois poderão jogar com a sensação de que não precisam, o que não ajudará em nada no atingimento das metas estabelecidas. Simples, não? Pelo menos na teoria, o Grêmio está seguindo a lógica.

O que realmente é falta de planejamento é uma equipe não vencer em casa. Invicto como visitante, um certo time varzeano parece sentir a presença da água do Guaíba aos seus pés quando joga em seus domínios. Em mais uma apresentação horripilante (deveria ser proibido para menores), os moranguinhos mostraram que um Falcão só não faz verão. Estão depenando a ave a cada rodada. A panela já está aquecendo para seu cozimento, em fogo brando.

O Palmeiras, de Felipão, veio aos domínios símios para jogar por um empate, como consta no seu planejamento. E resolveu seguir o tal planejamento à risca, em respeito ao técnico VERMElho. A vitória do porco já estava mais do que sacramentada quando decidiram permitir um "honroso empate" da equipe da casa, evitando, assim, que o técnico venha a ser questionado, prejudicando os interesses alheios no campeonato.

Com Falcão no comando da equipe, sabemos que o Grêmio, como demonstrou nesta rodada, pode perder partidas e não ser superado pelo rival. Matéria para quem se programa e busca suas metas, certo?

Nesta quarta-feira começa a histórica decisão da Libertadores 2011, com o retorno do Peñarol à disputa pelo título! E após, no domingo, o Grêmio recebe o Campeão da Copa do Brasil para marcá-lo nas paleta! Sairão daqui com uma espetada do mosqueteiro, que recuperará seu caminho de vitórias frente ao cruzmaltinos. E tu, estarás nas tribunas, alentando?

Nenhum comentário: