domingo, 28 de novembro de 2010

Libertadores logo ali!

É, Ilustre Leitor. Chegou o grande momento do ano para a Nação Tricolor. O momento do tudo ou nada. A verdadeira razão de entrarmos em qualquer disputa. Estamos a um jogo, apenas um, de garantir participação na Copa Libertadores de América 2011, a nossa décima terceira vez neste outrora nobre e disputado campeonato. Claro que devemos respeito ao Goiás, o qual será sumariamente secado por todos os gremistas do universo, para que sagre o Independiente campeão da Sul-Americana.

E o penúltimo ato foi quase uma crueldade: fomos ao Brinco de Ouro da Princesa enfrentar o Guarani. E o Bugre depositava esperanças num último suspiro frente à Máquina Tricolor, fazendo com que a partida não tivesse nada daquela facilidade apontada por alguns. Sabemos que alguém em desepero busca forças quase sobrenaturais. Mas mesmo assim, o representante do interior paulista sucumbiu e caiu. Vai dsputar a Série B do ano que vem, com toda a grandeza que ela merece. André Lima, centroavante típico, Jonas, em cobrança precisa da penalidade, e Diego "Místico" Clementino, em jogada aguda, marcaram os três tentos do Tricolor dos Pampas, selando a passagem do Bugre pela Séria A.

Mas para quem despreza confrontos contra ameaçados de rebaixamento, tivemos o (des)prazer de ver o Chiqueiro despedir-se do seu time de perdedores - oitava partida consecutiva sem vitória - frente ao Vitória da Bahia. Num réles empate em um gol, mostrou toda sua capacidade de não vencer mesmo uma equipe cambaleante e desestimulada. É a vida. E bastante dura.

Pela crônica anterior, o feitiço já acabou...

Então, Imortal Tricolor, o Olímpico Monumental deverá estar no mínimo lotado no domingo, para consgrarmos Renato Portaluppi como um dos maiores técnicos da história recente do Grêmio. O técnico que chegou na zona do rebaixamento e alçou o Grêmio ao posto de melhor equipe do segundo turno do certame e que será, sim, homenageado pelos Deuses do Futebol com a classificação à Libertadores, para desespero dos goianos (e de meia dúzia de gaúchos).

Nenhum comentário: