sexta-feira, 27 de julho de 2007

Finalmente!

Ano II - Edição 41/2007

Tinha gente com saudades. Outros perguntaram se eu tinha parado de escrever. A verdade é que resolvi dar um tempo, para que o Tricolor mostrasse que tem condições de chegar pelas suas próprias pernas ao lugar que lhe é de direito. E chegamos. Para ficar. Estamos na zona da Libertadores novamente, e subindo! Alguns podem dizer que já estávamos desde a últim rodada. Mas não. Como o futebol brasileiro segue desorganizado, temos muitas partidas atrasadas. Então, temos que ver a classificação não só pelos pontos ganhos, mas também pelo aproveitamento percentual de cada equipe. E apenas agora o Imortal Tricolor conseguiu estabelecer um aproveitamento que o mantivesse na zona de classificação, mesmo com as partidas atrasadas. Curtam, pois Crônica Futebolística está de volta! Por quanto tempo? Isso depende do desempenho do Imortal e da influência que causa no humor do cronista...

Em época de pós Copa América e de Jogos Pan-Americanos, fica difícil manter a concentração no certame nacional, ainda mais com tantos desfalques como tem se apresentado o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Mas mesmo assim, não decepcionamos! (texto conhecido, não? Há quase um mês, escrevi praticamente as mesmas palavras, mas por outra situação...)

E logo na "re-edição" da Batalha dos Aflitos - embora não haja mais nada em comum com aquela partida dos tempos de antanho - o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense chegou, definitivamente, à zona de classificação à Copa Libertadores, o nosso devido lugar, candidatando-se de vez ao título do certame nacional. Foi um jogo como os anteriores, onde jogamos o suficiente para garantir o resultado que interessava. Com a vantagem de ocupar nossos atacantes com aquilo que devem fazer, ou seja, gols. Carlos Eduardo marcou seu primeiro tempo pós retorno de Seleção Sub-20. E Tuta... Ah, o Tuta... Desencantou e conseguiu novamente marcar um gol, rompendo seu jejum de muito tempo e muitos jogos (sendo que na maior parte ele ficou em tratamento médico, é verdade...).

Não é exatamente o que se pode chamar de vitória consagradora, mas foi o suficiente para encostar no líder, segurando a terceira colocação no Campeonato, faltando agora cinco rodadas para o término do primeiro turno da competição. É o Imortal Tricolor mostrando o quanto é Imortal e o quanto tem valor. Que não adianta levarem nossos atletas embora, não adianta tentarem nos intimidar, não adianta trazer as más lembranças a nossas mentes. Na realidade, jamais nos matarão. E é o mínimo que esperamos do nosso Tricolor dos Pampas.

E a várzea? Alguém lembra que coisas acontecem por lá? Fora um Marreco cantando de Gallo e um Gallo querendo deixar de ser pintinho, o resto segue tudo normal. No fianl de semana subiram a serra gaúcha e, como estava frio, voltaram de touca, a velha touca verde do Papo. E já no seu campinho, no meio da semana, suaram muito para vencer o Paraná CB pelo placar mínimo, sempre na dependência do Marreco. É... O futuro está reservando mazelas para eles... Se continuarem assim, jogando contra os grandes, sabemos onde vão parar... E como imortalidade não é algo que se encontra nas esquinas ou se adquire em padarias...

Ou seja: mesmo após estas semanas sem contato contigo, nobre leitor, o Rio Grande continua o mesmo em termos futebolísticos. O Imortal segue imortalizando seus feitos, enquanto o varzeano torna-se cada vez mais varzeano... É a vida.

Sábado, dia 28/07, jogo do café! Comprem seu vidro de café e troquem por ingresso. Vamos lotar o Monumental e mostrar que o Furacão não passa de uma brisa perto do minuano que sopra na Azenha. Vem apoiar a Máquina Tricolor na escalada da tabela e vamos mostrar para todo o Brasil quem manda nestes pagos.

Grêmio! Vencer ou morrer, mas nunca perder! (e não esqueçam que somos Imortais, hein?)

Nenhum comentário: