domingo, 24 de outubro de 2010

Empate Amargo

Antes fosse um bom mate, para ser amargo. Mas não. Foi um empate cedido a duras penas para uma equipe fraca e despreparada, nos deixando um sabor ruim na boca, com a certeza de que o resultado deveria ter sido outro.

Na despedida de Carlos Simon de GRE-nais, este teve até mesmo a oportunidade ímpar de anotar um pênalti indiscutível contra o Grêmio. Trilou o apito com vontade, sabedor da incapacidade de qualquer mortal criticá-lo. A ação de Fabio "Suarez" Rochemback falou por si só, sendo necessária expulsão do capitão tricolor. Houve uma suspeita de falta no lance, mas fica apenas na suspeita.

E esta expulsão foi o divisor de águas da partida. Até então, era jogo de meio gramado. Apenas uma equipe jogava, enquanto a outra apenas se defendia como dava. O Grêmio era uma metralhadora desregulada em busca do gol, talvez de forma desesperada. Tal desarranjo na regulagem custou caro, muito caro, quando os gols perdidos foram necessários no escore final.

Ressalte-se também a atuação do Imortal Tricolor. Fabio Santos foi escolhido como o melhor atleta do Tricolor dos Pampas em campo, sinal de que algo não estava bem. Não jogou lá essas coisas. Apenas fez o que deveria ser o seu normal. Mas concorreu com Paulão e, por muito pouco, foi apontado como melhor. Quanto ao gol, apenas na terceira oportunidade o anotou. Nas outras duas jogadas semelhantes, com medo, atrasou para outro jogador tentar marcar, sem sucesso.

E o destino não desejou que o Tricolor Azul saísse vencedor do confronto, mantendo-o bem atrás na tabela, porém com menos um ponto de diferença para o líder, após uma rodada de bons resultados paralelos. Agora são apenas 7 pontos que nos separam da liderança, restando 7 jogos a serem disputados. E o próximo confronto é contra o novo líder. O Engenhão receberá o Grêmio e assistirá uma derrota do Fluminense. Com um pouco de sorte, improvável, a diferença pode cair para míseros 4 pontos em 6 partidas. Só nos resta agora torcer.

Torcer inclusive para termos um desempenho melhor que o de hoje, e com outros atletas do rol de melhor da partida, muito além de Fabio Santos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Aquecimento

Não, gente. O aquecimento não é dos torcedores ou dos jogadores do Imortal Tricolor. O aquecimento do título é uma referência à iniciativa da CBF em tornar o GRE-nal um pouco mais quente, já que o adversário do Tricolor Azul anda em crise.

A fim de dar um pouco de emoção e criar alguma dificuldade para o Grêmio vencer mais este fácil jogo, a Confederação Brasileira de Futebol resolveu escalar um árbitro bom, sem dúvida, mas muito contestado nestas terras sulinas. Sabemos da capacidade do "homem de preto", da escola gaúcha de árbitros (Gaciba e Vuaden corroboram), mas sabemos também das limitações que o cavalheiro apresentou em confrontos anteriores entre a equipe do Tricolor dos Pampas e o timinho da várzea de Porto Alegre.

A nós, torcedores, só resta alientar o time das tribunas, sabendo que teremos que vencer também o árbitro, tal qual já fizemos no último domingo, frente ao Cruzeiro, quando tivemos que anotar 4 gols para termos 2 validados.

Então, começou o aquecimento do GRE-nal!

domingo, 17 de outubro de 2010

Líder? Não tememos.

Depois de se engasgarem com a espinha do peixe, veio o urubu e começou a comer a carniça. Agora só resta ao mosqueteiro acabar com esse carnaval e enterrar logo os ossos.

E o Grêmio mais uma vez jogou como o Grêmio. Com dois gols anulados pela arbitragem, o Grêmio foi lá e fez mais dois, sem reclamações, sem sentimentos de injustiça ou perseguição, sem frescuras.

Júnior Viçosa, estreando seu nome na galeria de goleadores, e Jonas, que dispensa apresentações, deram a Real para o Cruzeiro, mostrando que os mineiros não passam de uma moeda velha e ultrapassada. É só questão de tempo para serem deixados para trás também na tabela.

O Imortal Tricolor segue sua subida. A oito rodadas do fim do campeonato, está na sétima colocação, e com apenas oito pontos separando-o da liderança.

Assim, no melhor idioma que representa o futebol, só podemos dizer aos adversários: temblad!

E o próximo a tremer é o mais fraco de todos. Ou seja, é bom o Grêmio entrar muito concentrado no jogo, pois enfrentar adversário desqualificado, jogar contra franco-atirador é sempre perigoso, já que não tem nada a perder. Qualquer coisa que o adversário pequeno conseguir frente a um time grande como o nosso, é conseiderado lucro e entra para a história.

Quanto ao Olímpico Monumental, é elementar que deverá estar bufando no cangote dos macacos, fazendo eles sentirem-se no fundo de uma mina bloqueada, tamanha pressão e calor que sentirão, rezando para a chegada da Fênix salvadora, ou seja, o apito final da partida, para lamberem suas feridas na várzea que habitam.

É isso.

domingo, 10 de outubro de 2010

Novo Presidente

Após a confirmação da eleição de Paulo Odone para o próximo biênio à frente do Imortal Tricolor, o Grêmio entrou em campo no Rio de Janeiro, estádio de São Januário, para enfrentar o Clube de Regatas Vasco da Gama. Não sei dizer o que prevaleceu, se bravura, garra, raça, superação, nervosismo ou ruindade. Talvez um pouco de cada.

Logo no início da patida, o Grêmio sofreu um tento. Obteve o empate pelos pés de Jonas, obviamente, no final da etapa, mas cedendo outro tento logo em seguida. Na sequência, na largada da etapa complementar, novo gol do Vasco, praticamente selando o escore e o resultado do jogo. Mas estamos falando do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, aquela instituição mística que jamais baixa a cabeça ou se entrega diante de uma adversidade. Novamente Jonas diminuiu a diferença, enquanto Gabriel, já ao final do jogo, mostrou ao país mais uma vez que o Grêmio é único, é ímpar, é Imortal.

Jonas consolida-se na artilharia do campeonato, uma glória pessoal para ele, mas de menor importância para a equipe, já que a autoria dos tentos não faz diferença no resultado. E o Tricolor dos Pampas encerra a rodada na oitava posição, afastado onze pontos od novo líder, Cruzeiro, alegria dos minerim lá da Várzea da Palma.

O problema é que esse mesmo Cruzeiro só permanecerá na liderança se o Fluminense não vencer seu próximo jogo e se o Corínthians não lograr êxito em uma das duas partidas que fará, porque o próximo adversário do azul mineiro é o Tricolor dos Pampas, a Máquina Tricolor, que jogará em seus próprios domínios, o Templo Máximo do Futebol Gaúcho, com os teus brados de apoio e aliento a mais uma conquista inquestioável, Ilustre Leitor.

Vamos todos fazer com que o velho novo presidente tenha uma vida mais leve no ano vindouro, mas com o compromisso de conquistar a Liberadores, pois estaremos classificados à competição continental de 2011!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jonas!

E não é que Jonas está calando a boca de muita gente, empilhando gols e ajudando o Grêmio a escalar posições na tabela? Até eu estou mordendo a língua...

Três na noite de hoje, chegando aos 17 no certame, isolando-se na liderança da artilharia. Não significa nada para o time, claro, mas traz excelentes consequências com cada uma das vitórias que o Grêmio vem somando. E esta já foi a quarta consecutiva!

Não subimos posição desta vez, mas estamos cada vez mais próximos do próximo bolo de adversários. Inclusive, estamos a apenas dois pontos do melhor time do mundo do Rio Grande, não é? Eu cheguei até a pensar que passaríamos os macacos no GRE-nal, mas a coisa vai acontecer bem antes, já na próxima rodada. Alguém duvida? Além do mais, há uma possibilidade, ainda que remota, de chegarmos à quarta colocação já nesta rodada! Renato é mágico!

Mágico também está sendo Celso Roth! Nem mesmo o Jorge Fossati perdia tanto e tão feio. Levar gol do Ceará, de um jogador com o nome de Heleno? E ainda falam de Abu Dhabi... O tombo vai ser feio...

E que venha o Vasco da Gama, para fazermos sardinha do bacalhau!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vitória

Vitória maiúscula no placar, nem tão maiúscula no jogo, já que o resultado só surgiu no final. De qualquer forma, 3 x0 em Salvador é artigo raríssimo, mais um dos tantos méritos de Renato. Estamos numa fase boa a sorte sorri para o Grêmio, como costuma ocorrer aos que estão bem consigo mesmo. O gol de Maylson atesta que a sorte resolveu vestir-se de azul, Tricolor Azul!

E seguimos subindo: já estamos em oitavo, galgando uma posição por rodada. Continuando neste ritmo, faltando 10 rodadas, chegaremos ao topo na 36! Na prática, dependendo dos resultados paralelos e, calro, da confirmação de mais uma vitória de Renato e seu grupo, podemos galgar 2 posições, superando Santos e Botafogo, tendo os insignificantes vermes na nossa mira.

Portanto, vivente, cabe a ti lotar o Monumental e alientar o Imortal Tricolor para mais uma vitória, que não será nada fácil, ao contrário do que se imagina. O Grêmio "genérico" Prudente está em desespero, sempre um motivo de alerta.