terça-feira, 30 de março de 2010

E a imprensa?

Os vermelhos da imprensa ficam bem na moita...

Ontem, com o empate em 2x2 entre São José e Universidade, a equipe de Canoas chegou ao quarto lugar do Grupo 2 da Taça Fabio Koff. Com isso, os times que ocupam as 4 vagas destinadas às quartas-de-final são: Caxias, São José, Pelotas e Universidade. Os macacos, na quinta colocação, estão chupando o dedo, apertando, achando que vão ficar fora da fase decisiva. Consequências de um mau planejamento...

Mas a imprensa, bem quietinha, cada vez dá mais provas de qual a sua preferência no futebol do país.

domingo, 28 de março de 2010

Quase líder, quase campeão!

E a "senda de vitórias" segue! Desta vez foi com o Caxias, que nem pensou em tomar conhecimento do time do moranguinhos. Com um belo gol de falta e um golaço do lateral esquerdo, o time do Radicci mandou os macacos para o inferno, podendo, inclusive, ficarem de fora da zona de classificação às quartas-de-final. Basta que amanhã ocorra um empate com gols entre o Zequinha e o Universidade. É por estas e outras que Abbondanzieri anda com insônia, pensando que a situação de reserva do Boca era muito mais confortável. Antes de dormir ele pensa onde é que foi se meter...


E podem chamar-me de vidente, já que na crônica anterior eu disse o que ocorreria quando avisaram que utilizariam time misto (ou reserva, ou B, ou mistão, ou misto reforçado, ou como quiserem). E a crise está, portanto, instaurada!


Já o Imortal Tricolor segue imortal a 13 jogos. Já são 13 vitórias consecutivas, 14 jogos sem perder e 50 jogos de invencibilidade no Olímpico Monumental. O Esportivo, como já se esperava, não esboçou resistência à grandeza tricolor. E assim acabou parecendo fácil... Magrão, em retorno triufal, abriu o placar, enquanto Maylson, fazendo história, fechou o jogo em dois tentos a zero, praticamente garantindo a primeira colocação do Grupo 1 às quartas-de-final da Taça Fábio Koff!


Mas, agora temos a Copa do Brasil pela frente, com exigência de estádio lotado para abafar o Votoraty. Vamos dar um bafo no cangote deles, mostrando que o interior paulista é o lugar ideal para voltarem e refletirem o quanto custa desafiar o Tricolor Azul em sua casa. E tu é que estará lá, nas tribunas o Olímpico Monumental, alientando o time o tempo todo!


E no meio da semana teremos também mais um episódio da crise dos vermes. Com mais um empate com o Cerro, ou até mesmo com uma vitória do representante charrua, veremos o barraco (porque chamar de casa é um abuso) cair de vez!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Tudo no seu devido lugar

Desculpem o atraso da edição, mas algumas vezes o sono vence o cronista.

Mas não venceu na quarta-feira, pois quem venceu foi o São José, o segundo time da capital gaúcha. E como segundo time que é, grande, importante, aprendeu como deve jogar frente aos adversários: vencer os grandes e golear os pequenos. Foi exatamente o que fez. Aliás, era só o que poderíamos esperar do encontro entre um dos grandes da capital e um representante da várzea, certo?

Pois então, os varzeanos, como de praxe, entraram com uma equipe desentrosada. Tentaram fazer alguma coisa, mas o máximo que fizeram foi quebrar a perna do arqueiro do Zequinha. Depois disso, o Zequinha resolveu jogar. Fez um gol numa falha - normal - da defesa. Fez outro gol noutra falha - normal - da defesa. E anotouo terceiro após outra falha - normal - só que do meio. Fechou a goleada e mandou os varzeanos de volta para a beira d'água, com a pulguinha atrás da orelha, amargando o terceiro lugar do grupo.

Para completar a incompetência da instiuição, os vermelhinhos já anunciaram que vão jogar com reservas contra o Caxias. Crise à vista!

E a torcida, como não poderia deixar de ser, ao fim do jogo virou de bunda para os atletas, ação normal quando sentem-se ameaçados, ou seja, oferecem a bunda.

Já o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, na noite seguinte, fez o que alguns chamam de melhor exibição do ano. Mas isso não interessa. O que importa é que venceu o Novo Hamburgo mais uma vez e isolou-se na liderança do grupo, além de passar a ter a melhor campanha em todo o campeonato. Caso houvesse uma decisão entre os campeões dos dois turnos, o jogo final seria no Olímpico. Porém sabemos que o jogo final do Olímpico será a final da Taça Fabio Koff, que consolidará o Grêmio como o grande campeão da temporada 2010!

Tudo volta ao seu lugar no Rio Grande!

segunda-feira, 22 de março de 2010

É a vida...

Após garantir o jogo de volta pela Copa do Brasil, ganhnado de uma só vez a renda da partida vindoura e a oportunidade de ganhar mais entrosamento e ritmo de jogo, o Imortal Tricolor foi a Erechim e detonou o Ypiranga, vencendo por 3x1 com relativa facilidade. Mantivemos, assim, a liderança do grupo e a geral da Taça Fabio Koff, encaminhando ainda mais o título da taça e do Gauchão. Já são 11 vitórias consecutivas!

Enquanto isso, o melhor time do mundo (opinião da imprensa, sempre vermelha) foi beneficiado pela inversão do mando de campo de um jogo da Libertadores e conquistou um glorioso empate contra o "famoso" e "tradicional" Cerro, de Montevideo. Após isso, veio ao seu chiqueiro particular e conquistou mais um importante ponto do Lobo de Pelotas. Chegou ao seu quarto empate consecutivo e garantiu a segunda posição do seu grupo. Por pouco.

É... Os números não mentem...

domingo, 14 de março de 2010

No caminho certo!

Pelo visto foi mais fácil do que todos imaginávamos. Com três tentos anotados pela gurizada (Maylson duas vezes e Fernando), vencemos novamente o Internacional no Olímpico Monumental. E pela mesma diferença de gols.

Esta vitória mantém o Grêmio no topo da tabela, podendo dividir a liderança com o Novo Hamburgo, que só joga amanhã. Mas ao que tudo indica, caminhamos para a decisão da Taça Fabio Koff no Olímpico, contra qualquer equipe. Ou seja, estamos encaminhando muito bem o Campeonato Gaúcho 2010, fechando já em abril três trofeus no armário. Belo e promissor início de ano, hein?

Na partida preliminar da tarde, os vermelhos megalômanos, ainda com indefinições na escalação, foram a Veranópolis e, graças à sorte, trouxeram um pontinho da serra. Com um time desentrosado, tamanha variação das escalações, além das escolhas ruins na relação dos jogadores para as partidas (um viva a Fossati), das sucessivas más-escalações (mais um viva a Fossati!) e péssimas substituições (hip-hip-hurra, Fossati!!!), o que vemos é que apenas a sorte mantém alguma esperança na várzea chiquereana. É bom que priorizem a Libertadores, empatando contra o grande (?) Deportivo Quito, por exemplo. Assim irão, sem pressa, abandonar as duas competições.

E para nós, até o final de semana, tem um joguinho pré-arranjado da Libertadores para assistir. Nem precisa pensar em secar, pois time ruim perde sozinho. O "acerto" entre o Cerro e os moranguinhos, para jogar em Rivera, reforçam o aspecto de que não existe mais aquela Libertadores que conhecemos no saudoso 1983, ainda vista em 1995 e até 1999. Com a chegada do milênio e a pressão dos patrocinadores, os participantes começaram a mostrar suas más qualidades e muitas deficiências, times de pouca ou nenhuma expressão chegaram à final - e até venceram (Once Caldas e aquele de 2006, para ficar nos maiores exemplos), além dos estádio vazios vistos nas transmissões televisivas. Fazer o que, né? Foi a escolha da Conmebol...

Suerte al caballero de la capital uruguaya!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Pelo menos foi vitória

Bem que o Grêmio tentou mostrar alguma coisa. Tentou testar novos jogadores. Tentou encontrar novos ocupantes para velhas funções. Tentou mostrar que o esquema tático não depende das pessoas. Tentou mostrar, principalmente, que o técnico merece um voto de confiança. Mais um.

Só que desta vez nem mesmo o Presidente, outrora imbecil, parece estar com os olhos fechados. Decidido a conquistar títulos em campo, e não apenas pagá-los nos bancos, Duda Kroeff já fez declarações constrangedoras ao trabalho (?) da comissão técnica. E corroborado pela fala do Meira, que enalteceu os defeitos e falhas da equipe em campo.

Entendemos que a desculpa dos jogadores afastados pelos mais deversos motivos pode realmente fazer diferença. Mas sabemos também que o nosso plantel não é um plantel, mas um "time titular" com um monte de quebra-galhos para ocupar vagas abertas. Sabemos que a nossa escalação titular está longe de agradar ao torcedor. E mais distante ainda dos tão sonhados títulos que o presidente tanto ambiciona.

Claro que faz parte da nossa missão, Ilustre Leitor, apoiar INCONDICIONALMENTE a equipe, onde estiver o Grêmio (salve, Salim!), pois o Grêmio é maior que o time, maior do que tudo!

E falando em Gauchão, enquanto o Grêmio sobe posições na tabela (fechou a primeira rodada em terceiro), outras equipes da cidade estão descendo... É a vida!

Grêmio só tem um! O resto é agremiação.

quarta-feira, 3 de março de 2010

O importante é vencer!

Golaço do Bolívar!

E o Grêmio foi a Santa Cruz do Sul, para enfrentar o Avenida. Avenida, o último colocado, com apenas um único e mísero pontinho conquistado em todo o primeiro turno. Resultado?

Resultou que o Grêmio nem precisou jogar. Deu-se ao luxo de fazer testes. Substitui os quatro homens da defesa, por exemplo. Mudou o meio-campo. Jogou para o gasto. E venceu o jogo, com goleada.

Largou bem na Taça Fabio Koff, o que indica um campeonato bom e disputado, mas com relativas folgas na tabela? Sinceramente, penso que não. Mas faz o Tricolor Azul ver que nem tudo são flores e que o trabalho de hoje é muito importante para as conquistas vindouras. Além de tudo, a melhor campanha deve ser buscada, para garantir a decisão no Olímpico Monumental.

Ah! Antes que eu esqueça: golaço do Bolívar!

P.S.: acessem o Twitter, inscrevam-se e transformem-se em Ilustres Seguidores também!