domingo, 29 de novembro de 2009

E a série de "ter razão" não acaba...

Olímpico Monumental, tarde de domingo, 29/11/2009. Primeiro tempo, sem Tcheco em campo, Grêmio 3 x 0 no Barueri. Segundo tempo, com Tcheco em campo, Barueri 2 x 1 Grêmio. Assim, de despedida, só tenho duas coisas a dizer ao ex-capitão: sucesso na sequência da carreira e não deveria nem ter voltado ao Olímpico.

E o Campeonato Brasileiro, hein? Algumas semana atrás, falei que o Grêmio seria o fator decisivo do certame. Nem eu imaginava que estaria tão certo e que o Grêmio será mais do que decisivo; será fundamental! Ou seja, o Flamengo já pode comemorar o seu quinto campeonato nacional!

Se alguém, demagogicamente, reclamar, que olhe para o seu próprio passado e aprenda a não chegar à reta final de um campeonato, principalmente à última rodada, dependendo de resultados paralelos. Foi o que aconteceu com o Grêmio ano passado, certo?

E não adianta dirigente vermelho vir dizendo que o Grêmio é grande, dispõe de profissionais e o escambau. A falta de competência dos moranguinhos não pode ser simplesmente jogada nas costas do Imortal Tricolor. Até a imprensa, vermelha, já começou a pressão sobre o Grêmio, perguntando a todos se o Grêmio entregará o jogo, se jogará com equipe descaracterizada, etc.

Minha opinião: o Grêmio deve entrar no Maracanã com o que tem de melhor e jogar como se fosse para salvar-se da morte! Porém, garantindo a derrota ao final do jogo. Já imaginaram abrir 2x0 no primeiro tempo e calar o Maracanã, além de deixar todo o Chiqueiro incrédulo? E ao final, discretamente, permitir o desconto, o empate e a virada do Mengão! Simples assim! De repente, conforme forem os resultados paralelos, podemos até mesmo não perder o jogo! Que tal? Basta que São Paulo, Palmeiras e Santo André estejam vencendo suas partidas, sem chance de reversão!

Bom, como o Campeão já está praticamente definido, consideramos o campeonato encerrado e aguardamos agora as decisões da Direção para o ano vindouro. E se a Direção, que só faz bobagem, que tem uma lista cruel de treinadores para serem "entrevistados" e contratados fizer a bobagem de "jogar sério", de "ser honrado" e outras bobagens, quero ver fila no Quadro Social do Olímpico para devolução das carteirinhas, ok? Só eu tenho 3!

domingo, 22 de novembro de 2009

Ainda com razão!

Viu? Foi só tirar o Tcheco, que a vitória veio fácil, com direito a desetabilizar o adversário. Os 2x0 no Palmeiras foram a prova de que sem os jogadores murrinhas e sem o técnico calminho e incompetente, o Grêmio volta a ser o Grêmio. Pena que no momento mais inoportuno, né?

E vai, Tcheco! Vai para nunca mais voltar! Vai mostrar tua inoperância no Corinthians, onde talvez o Mano consiga fazer com que jogues alguma coisa. Foi só pela mão dele que conseguiste render no Imortal.

Quanto a Marcelo Rospide efetivar-se no cargo, não vamos esquecer do nível dos adversários enfrentados sob o comando do interino, né? Inclusive ilustres desconhecidos do mundo da bola.

E finalmente, a piada do campeonato brasileiro deste ano: São Paulo, líder, perdeu para um rebaixável. Palmeiras, brigando com unhas e dentes, só vimos as unhas contra eles próprios. Flamengo e sua garra, ficaram no empate diante do Goiás. Cruzeiro também empatou, mantendo-se atrás. E como não poderia deixar de ser, depositamos nossas esperanças em Celso Roth. Deu no que deu...

Só não acredito na desgraça total, porque o campeonato está ruim demais. São Paulo e Flamengo, apenas eles, chegarão à rodada decisiva em condições de título. E é o Grêmio quem vai decidir para quem vai o caneco, certo?

E para o Imortal Tricolor, 2010 já começou! O primeiro grande reforço já veio. Já veio embora para o Corinthians!!!!

domingo, 15 de novembro de 2009

Eu já sabia!

Parece simples demais, mas foi só o técnico ir embora, que o time mudou. Não venceu fora de casa, eu sei. Mas já mostrou outra cara, com vontade, garra e determinação, conquistando o empate no finalzinho da partida, mostrando que o jogo só acaba quando termina.


E mais do que isso, mosrou que existem jogadores que não merecem vestir o Manto Sagrado Tricolor. Afinal, bastou Tulio e Fabio Santos serem expulsos para o Grêmio conquistar o empate. Pena Tcheco também não ter sido mandado para o chuveiro mais cedo. Daí, seria vitória por goleada!

Não temos mais o que fazer no campeonato, a não ser decidi-lo. Palmeiras e Flamengo são adversários, o último, na última e derradeira rodada. Não seremos campeões, mas podemos determinar quem será (ou pelo menos quem não será).

Deixando o futebol para lá, caímos na marmelada ocorrida na beira do Lago Guaíba, ou seja, na várzea. Como Wanderley Luxemburgo é candidatíssimo a assumir de treinador dos moranguinhos, a marmelada ficou com o fato do Santos, atual clube do cidadão, ter vindo com desfalques a Porto Alegre, e ter "perdido" a partida para o clube que recentemente fora derrotado para o quase rebaixado Botafogo, no mesmo palco, ou melhor dizendo, picadeiro.

E ainda dizem que não existe a tal da mala branca...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Metade já foi!

Globo.com e clicRBS já anunciaram!

Metade dos probelmas do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense começaram a ser encaminhados no final da tarde de hoje, com o anúnico da saída do técnico Paulo Autuori do comando da equipe! Começaram, pois com a atual direção, a emenda pode ser pior que o soneto. Direção, aliás, que é a outra metade dos problemas!

Os anúncios são de risco: Adilson Baptista, o Capitão América quando jogador tricolor, mas que afastou e forçou a saída de Danrlei quando técnico. O outro, Silas, é uma aposta, ainda, tal qual foram Mano Menezes, Tite, Nestor Simionatto, entre outros. Qual o melhor caminho? Até agora, o melhor caminho que vejo é a destituição da direção. Com a saída de Kroeff e seus asseclas, o Grêmio poderá começar a sair do buraco e voltar a ser uma equipe vencedora e conquistadora de grandes batalhas e guerras!

Pelo menos é o que espero...

domingo, 8 de novembro de 2009

Reta final e tudo segue igual

Fazia muito tempo que eu não comparecia nas tribunas do Estádio Olímpico Monumental. Grande parte por motivos particulares, é verdade. Mas uma parcela significativa era o desempenho do time do Grêmio, muito abaixo da expectativa.

Então, aproveitando um jogo de meio de semana, antecipado da rodada por razões televisivas, em horário esdrúxulo, fui. E na chegada já comprovei uma das maravilhas que a atual direção conseguiu implementar na cultura da torcida: em meio de semana, em horário de Libertadores (esdrúxulo, sim, mas de Libertadores), contra uma equipe que almejava a liderança do certame, o que se poderia esperar do Grêmio, um time que brada aos quatro ventos que pretende - e acredita - chegar no G4? O que vi, Ilustre Leitor, foi um estádio vazio... Grandes visões de concreto no meio da torcida, dos poucos fieis torcedores que ainda se dão ao luxo e ao trabalho de comparecer ao Olímpico Monumental. Apenas treze mil pessoas estavam presentes. E assistindo a partida, pasmem, sentados! Parabéns, Duda Kroeff. Parabéns, Paulo Autuori.

Pelo menos tinha o jogo, né? Um Imortal Tricolor defendendo sua imortalidade de mais de um ano em seus domínios. E o que vimos? Tragédia é pouco...

Paulo Autuori, o cidadão que ocupa a casamata, afirmou que a equipe brigara muito, que fora aguerrida e peristente! Até agora não descobri qual partida o nobre cidadão assisitiu. Com certeza não foi aquela que vi do frio concreto das Sociais. Aquela equipe apática, e nem tão atípica, conseguiu, sim, sair na frente. Mas pouco depois cedeu o empate. Foi um jogo de meio campo, feio, truncado, de muitos passes errados. Até que o São Paulo, em desequilíbrio emocional, teve dois atletas expulsos. Então era de se esperar que em vantagem numérica,o Grêmio partisse para o ataque. E foi o que aconteceu!!! Mas da forma mais desordenada e desqualificada possível... Em mais de 10 minutos que houve tal vantagem, nem uma chance clara de gol foi criada. Nada que assustasse o arqueiro bambi. Talvez as presenças de Tcheco, inoperante como sempre, Perea e Herrera, ambos claramente com saudades de casa (deveriam mesmo retornar aos seus países) explicassem o fraco desempenho do time. Concluindo, o São Paulo estava com nove atletas e o Grêmio, com oito. E a Direção tratando da renovação de contrato com o Tcheco. Parabéns, Duda Kroeff. Parabéns, Paulo Autuori.

E para termos um pouco de alegria, o arrogante timinho da várzea, pedante, que arrota mínimas vantagens, foi a Barueri, no interior paulista, enfrentar um grêmio, o Grêmio Barueri. E como o nome faz a pessoa (ou o clube), abriram as pernas para o grêmio do interior paulista. Numa rodada onde praticamente tudo tinha dado certo para os macacos, desde o relato acima, passando pela derota do Galo Mineiro em pleno Mineirão para o Urubu ascendente, completada pela derrota do Palmeiras frente a um rebaixável que lotou o Maracanã, tendo apenas a vitória do Cruzeiro como "negativa", os varzeanos comprovaram que são realmente um time de chegada: chegar atrasado, chegar quase, enfim, chegar à porta e não conseguir entrar. O empate com o Barueri, com Márcio no gol, aquele goleiro de fibra que defendeu as metas tricolores em más épocas, e sob o comando do inteligentíssimo e extremamente compentente, mui saudoso Luiz Carlos Goiano, eterno meio-campista do Imortal, trouxe os macacos para um puleiro mais baixo, a sexta colocação, a três pontos do G4, aquele que eles sempre frequentaram desde o início do campeonato. Apenas guardando lugar...

A manchete esportiva da Zero Hora de hoje dizia: "Mãos dadas. A reação passa por Lauro". Será que foi ironia do destino a imensa falha e o magnífico frango engolido pelo goleiro símio? A imprensa, vermelha, bem que quis enaltecer o arqueirinho, mas não contava com essa. Aguardo ansiosamente as notícias de amanhã, principalmente depois da entrevista dada pelo atleta, culpando toda a equipe, uma vez que não foram anotados gols; que ele não poderia levar sozinho a culpa pelo resultado. Isso que é união e responsabilidade, né?

Voltando ao Grêmio, na última postagem, o Ilustre Leitor Bagatini fez um comentário pedindo que nós torcedores, até mesmo utilizando este espaço, promovêssemos uma manifestação contra a Direção, exigindo sua saída e novas eleições. Apesar de contar com vocês Ilustres Leitores, acho que esta blog é ainda incipiente e de pouco alcance para tal promoção. Porém, algo que já fiz nesta partida, que claramente chamou a atenção das pessoas, foi vestir o Manto Sagrado Tricolor do lado avesso. Muitas pessoas ficaram olhando para mim, sem saber exatamente o porquê deste gesto. Mas se houver a adesão, logo a imprensa, apesar de vermelha, começará a buscar explicações e utilizará seus meios para divulgar tal manifesto. É um protesto pacífico e silencioso, sem abandonar o Imortal Tricolor, mas afrontando diretamente a atual direção e sua comissão técnica. E a explicação é simples, quando perguntados: protesto contra a atual direção e sua forma de atuar.

Valeu?

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

... Ainda bem que teve o Botafogo...

Botafogo mostra que, ao contrário do irmão Fluminense, merece permanecer na divisão principal do futebol brasileiro. Ao vencer os macacos no Chiqueiro, comprovou que chutar cachorro morto é obrigação de quem quer escapar do descenso. Além de mostrar a realidade para certos timinhos, claro...

E no Olímpico, a coisa continua como sempre. O São Paulo, por exemplo, já sabe que deixará 3 pontos em Porto Alegre! E basta cruzar a Erico Verissimo para saber que a derrota é certa. E repito: enquanto tivermos esta direção e este técnico, não há o que fazer. Afinal, enquanto os distintos cavalheiros que ocupam estes cargos seguirem bradando aos quatro ventos que a equipe carece de individualidades focadas com a vitória, não imagino como possa ser possível motivar o time que entra em campo.

Será que não é hora de nós, sócios, buscarmos nossos direitos e depormos a direção do Grêmio?

Ou será que a classificação à Copa do Brasil e à Copa Sul Americana estão à altura do que o Grêmio merece?

Pensa nisso.