domingo, 31 de maio de 2009

Treinos e Ilusões

Vamos começar pelas ilusões.

O time do Aterro está na liderança do campeonato nacional e a imprensa, vermelha, insiste em enaltecer este fato ao afirmar que todas as vitórias foram conquistadas com equipe reserva. Mas olhemos friamente para cada uma das partidas e façamos, juntos, uma análise justa e imparcial:

- Corínthians, abertura do certame. A equipe paulista, mesmo em casa, poupou, de verdade, seus atletas após a conquista do Paulistão. Assim, jogando de sangue doce, fizeram os macacos suarem muito para obter a vitória, que dependeu exclusivamente de um lance isolado de Nilmar. Nada mais fez, o atacante e o time, durante o restante da partida.

- Palmeiras, primeiro jogo no Chiqueirão da várzea. Novamente enfrentando um paulista, os macacos venceram, desta vez por dois tentos (muito aquém da média de gols do "super-time", né?). O gol de D'Alesandro no final da partida fez a árvore explodir em alegrias, mascarando ainda mais a pouca qualidade técnica do verdão de Luxemburgo. O resultado de hoje, frente ao Barueri corrobora o péssimo estado do time do Parque Antártica.

- Goiás, no Serra Dourada. Taison deu a vitória aos moranguinhos, marcando o único gol do jogo (e o tal demolidor de defesas alheias?). Claro que o evidente fato de Iarley, o melhor atleta do time adversário, vestir a camisa vermelha por baixo do uniforme foi veementemente ignorado pela imprensa, vermelha, que viu apenas os "reservas" dos símios jogarem.

- Avaí, na várzea do Guaíba. No início do certame, a mesma imprensa, vermelha, que vê apenas o que quer, afirmou que um time cuja escalação começava por Eduardo Martini não poderia ser levado a sério nesta competição. Pois foi esta equipe, encabeçada e liderada pelo bravo ex-atleta tricolor, que anotou o primeiro tento contra o timeco do aterro. Porém, o gol de Alecsandro, substituto do lesionado Nilmar, garantiu o 2x1 e a vantagem.

Análise fria dos fatos: mesmo que o início dos jogos fosse sem quatro titulares, deixando o time com a etiquete de "reserva" ou "B", as vitórias só foram conquistadas com a entrada dos titulares em campo. Alia-se a isso a fragilidades de 4 adversários, por razões diversas: falta de interesse na rodada, fragilidade técnica de um time tradicional, líder da equipe adversária engajado na vitória vermelha e extrema fragilidade de um equipe catarinense, que não bastando isso ficou mais de 30 anos afastada da divisão principal do certame. Será que algo sobre estes fatores sairá publicado nos veículos jornalísticos do Estado? Duvido! Assim como sigo duvidando que o timinho vermelho tenha capacidade de anotar os 21 gols faltantes para chegar à média de 3 por partida até a décima rodada.

Vamos ver como se sairão frente ao Cruzeiro, no Mineirão... Evidente que não podemos negar que, apesar de a imprensa, vermelha, não mostrar os fatos relevantes e decisivos das partidas, que os símios estão garantindo importantes pontos para manterem-se na liderança por muitas rodadas, o suficiente para perderem o posto só lá no segundo turno, ficando fora, inclusive, da zona de classificação à Libertadores, lugar de times bravos, tradicionais, guerreiros e aguerridos, simultaneamente.

Já o Grêmio, ainda falamos de treinos, certo? Paulo Autuori está aproveitando as partidas do Brasileirão para testar o esquema tático e os atletas. Assim, o Grêmio, tal qual o Corínthians da rodada de abertura, não está ligando para o Campeonato Brasileiro e certamente não o fará até o término da Libertadores de América, quando passará a encarar a competição nacional como um grande preparatório para o Munidal Interclubes. Portanto, nação tricolor, não nos preocupemos com o certame caseiro, pois de nada nos servirá. Até porque o prêmio pela sua conquista nós obteremos na noite de 15 de julho, no Estádio Olímpico Monumental, correto?

Vamos em frente, que o que nos faz vibrar e sorrir é a Libertadores. E tal qual 1983 e 1995, esta Libertadores também será nossa!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Partido 6

Aconteceu na Venezuela, Reino de Hugo Chávez. Uma pena o Comandante-en-jefe não estar presente ao estádio Olímpico (nada monumental) para prestigiar a presença gremista em seu território. Mas tudo bem, pois o Grêmio esteve lá e, mesmo sem preocupar-se, quase não jogando, trouxe um fabuloso resultado para a decisão no Estádio Olímpico, este sim Monumental, no dia 17 de junho. O empate em um tento, com gol tricolor anotado por Fabio Santos após cobrança de falta magistral de Tcheco (só tem servido para isso...), colocada como se fosse com a mão na trajetória da cabeça do ala gremista.

Foi um resultado muito melhor que o jogo, é verdade, mas quem dá bola para isso? Falando em bola, a catimba do time, do clube, dos gandulas e de tudo o mais que foi possível beirou o inacreditável. Fazia tempos que eu não via uma sintonia tão grande fora de campo para atrasar o bom andamento do jogo. Claro que sabemos, e todos concordamos, que isso faz parte do jogo, sim senhor, principalmente quando estamos falando de Libertadores de América.

O Caracas bem que tentou fazer alguma coisa, mas limitou-se ao gol anotado logo no início do match. E foi só o que os rojos conseguiram fazer. Pudera, defendendo esta cor...

Na partida de volta, basta ao Imortal Tricolor não sofrer gols para garantir a passagem às semi-finais. Porém, como até a Seleção Brasileira entrou na disputa, o técnico Dunga, formado no antro varzeano, resolveu retirar o arqueiro tricolor Victor da disputa do jogo de volta e da primeira partida das semi-finais. Tudo bem. Quanto mais difícil, mais gostoso! Podem inventar empecilhos, impor barreira, decretar dificuldades. Afinal, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e nunca, nunca mesmo, se aflige com estas bobagens.

E enquanto o Grêmio fazia turismo na Venezuela, outro reino recebia uma partida.

Foi o Reino Símio, onde o Coritiba tentou se superar. Porém a derrota era dada como certa, tamanha a fragilidade das equipes que disputam a Copa do Brasil deste ano, nivelada, mediocremente, por baixo. Errei o palpite do resultado. Mas espero que Marcelinho Paraíba, lembrando sua alma castelhana de 8 anos atrás, conduza sua equipe a marcar os dois gols necessários para a classificação do Coxa.

E agora é hora de voltar ao Campeonato Brasileiro, onde enfrentaremos o Vitória no Barradão, Náutico no Olímpico e Fluminense no Maracanã, antes da decisão da Libertadores. Oportunidades suficientes de acúmulo de pontos na tabela, para garantir alguma tranquilidade nas fases seguintes da competição continental.

E o Partido 0 começou a se desenhar, com a conquista da UEFA Champions League pelo catalão Barcelona. Será nas arábias o confronto deste como Imortal?

Vamos, Grêmio, vamos!

domingo, 24 de maio de 2009

O Real Início

Com um técnico, finalmente, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense jogou sua verdadeira estreia no Campeonato Brasileiro, um certame que vem surpreendendo pelo bom desempenho de equipes medíocres e pequenas. Como dizem por aí, o primeiro milho é dos pintos, né?

Paulo Aututori, em apenas uma semana, começa a dar cara nova à equipe tricolor. O Tricolor dos Pampas, recebendo o Botafogo FR nos seus domínios monumentais, mostrou-se mais avançado, com os meias compondo ("maestralmente") e abastecendo os atacantes para que os gols voltem a surgir com naturalidade. E desta vez foram dois, algo inédito até o momento no campeonato, até porque foi apenas a terceira rodada. Especial destaque para o passe magistral de Máxi López, deixando a bola redondinha para Fabio Santos empurrar para as redes cariocas.

O Tricolor Azul começa a montar sua campanha, chegando a quatro pontos e dando sinais de que vai buscar, sim, o topo da tabela, seu lugar merecido desde a edição anterior.

Quando falamos de times medíocres e pequenos fazíamos uma clara referência ao Náutico (temido por alguns), ao Vitória e ao Santo André, além dos moranguinhos, claro, líder desta casta de equipes. Enquanto os times estão em adaptação à temporada, os macacos aproveitaram-se de situações especiais (Corínthians com meio time e estafado pelas finais do paulista;Pameiras destruído e mal administrado, preparando-se para ser eliminado pelo Nacional na Libertadores; e Goiás, cujo principal jogador veste a camisa vermelha sob o uniforme) para acumular seus parcos pontos, que são muitos para o início do campeonato, mas poucos, com certeza, ao longo de toda a disputa. Não sabem, mas estão sendo o coelho da corrida de cães, o boi-de-piranha do rebanho.

E falando do que interessa, quarta-feira o Grêmio volta à Libertadores, direto de Caracas, Venezuela, terra vermelha de Hugo Chávez, para garantir mais uma vitória, a oitava, para voltar tranquilo a Porto Alegre e receber o mesmo Caracas no Olímpico Monumental lotado, fervendo, reverberando e bafejando no cangote dos venezuelanos, para classificar-se a mais uma semi-final do principal campeonato do mundo. E manter-se-á como o melhor time do mundo no ano, sem dúvida.

Vai para o bar, para o restaurante, reunião com os amigos, ao estádio ou ficas em casa mesmo, mas não perde a chance de ver o Imortal Tricolor infernizar mais uma defesa emergente e fazer os importantes gols para sua classificação. Eu vou estar fazendo justamente isso!

Dá-lhe, Grêmio, dá-lhe!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

???

Alguém sabe explicar? O que leva um time com a tradição e a grandeza do Flamengo a fazer isso? Como pode o "poderoso" Mengão dar tamanho vexame no chiqueiro? Como pode o time de maior torcida do país vizinho vir à várzea e fazer este fiasco?

Estou começando a depositar minhas esperanças é no Corínthians (e dá-lhe, gordo!), mas torcendo pelo sucesso do Coritiba...

E é só.

domingo, 17 de maio de 2009

Treinos e aprendizagens

Foi mais um treino, é verdade. E um grande teste, de imensa utilidade, para aprendermos quais as falhas do esquema de Celso Roth. Afinal, este era o nosso adversário na partida, o novo técnico do Galo Mineiro.

Aproveitando-se de recém ter deixado o comando técnico do Grêmio, que até o momento não repos o técnico e, consequentemente, não realizou mudanças no esquema e na tático da equipe, Celso Roth fez questão de mostrar as deficiências que ele mesmo implantou na equipe. Até que não foram tantas, não é mesmo? Afinal, se não fosse pelo pênalti duvidoso e tendencioso, o jogo teria terminado empatado. Como bons gremistas, sabemos que o pênalti aconteceu, pois o juiz marcou. Então, nada se discute quanto a isto. Tudo isto somado ao fato de nossos atletas pouparem-se, isto é, sem esforços excessivos e divididas duras. Lembre que temos, sim, uma prioridade.

Enfim, Paulo Autuori receberá um Grêmio classificado às quartas-de-final da Libertadores, patinando no certame nacional, mas sabedor de suas deficiências e carências. O que esperar agora? Ora, apenas melhorias e sucesso! E a tradução para sucesso é Libertadores, a conquista do título!

Enquanto isso, o time mais megalômano e esquizofrênico do mundo (não sei de qual mundo) testou o Palmeiras para nós. Como o porco foi derrotado, acabamos de saber que Wanderley Luxemburgo segue não sendo de nada. E se perdeu para os moranguinhos na várzea, significa que não fará frente ao Imortal Tricolor, seu mais corriqueiro e frequente algoz.

Falando nos moranguinhos, cadê o superataque, megafenomenal, ultraeficiente? Até agora só marcaram três vezes, demonstrando o que eu já dissera: são as prendas. Ainda vale minha promessa, viu? Faltam 27 tentos em 8 jogos. Pago para ver!

E o Botafogo é nosso próximo treino, desta vez preparatório para as quartas-de-final, e com técnico! Seja bem-vindo, Paulo Autuori, e que tenhas muito sucesso e competência no comando do Tricolor dos Pampas, levando-o ao seu local de merecimento, mantendo-o como o melhor do mundo no momento!

Dale, dale, dale, dale, dale, dale, Grêmio!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Partido 7

Tudo é questão de ponto de vista...

O melhor time brasileiro, talvez mundial, deste ano, afinal confirma sua campanha arrasadora em competições internacionais, classificando-se para as quartas-de-final da Copa Libertadores de América 2009, com mais uma vitória, a sexta, em sete partidas. A outra foi um empate. Com aproveitamento de 90,47% (será que alguém do mundo conseguiu isto este ano?) em competições disputadas fora dos limites territoriais do país, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se consagra como a melhor equipe do ano até o momento, enquanto alguns que se dizem bons não conseguem sequer obter classificação para tal campeonato, ficando muito atrás de Universidad San Martin, Aurora, Boyacá Chicó, Caracas (nossos adversário nas quartas-de-final), Defensor, Lanús, Guarani de Asunción e outras modestas equipes do futebol sul-americano.

Ao jogo: com muita calma e jeito, sem se esforçar, sem cansar, sem correr, ou seja, naturalmente, os gols saíram. Jonas anotou na etapa inicial e Herrera marcou seu tento no tempo complementar. Um jogo morno, esfriado pela chuva, com um adversário já desmotivado depois de sofrer a derrota em casa, sabendo que viria a Porto Alegre apenas para conhecer a capital gaúcha. Assim foi a nossa classifcação. Victor apenas assistiu a partida, intervindo nas cobranças de tiro de meta. Simples assim. Talvez por isto que o Olímpico Monumental tenha ficado tão abandonado pela torcida tricolor. Apenas pouco mais de 20 mil vozes empurraram a equipe. Mas tudo bem.

E no Rio de Janeiro, segue-se a sequência de decadências do futebol brasileiro. Desta vez foi o Flamengo Futebol e Regatas que mostrou ao país como pode uma equipe ser tão ruim a ponto de ceder a uma equipe de categoria inferior uma vantagem que seria obtida naturalmente no Maracanã. A torcida que compareceu ao estádio Mario Filho decepcionou-se com o desempenho do Mengão, assistindo bolas irem nas traves ou o goleiro símio salvar a equipe da derrota certa e goleada iminente. E a tragédia foi confirmada com a necessidade de o Mengão marcar gols no chiqueiro da várzea, para confirmar sua classificação às semi-finais da Copa do Brasil.

Agora é o Grêmio seguir treinando no Brasileirão, para manutenção de ritmo de jogo. O próximo jogo-trieno será no Mineirão, contra o Clube Atlético Mineiro, o mais tradicional representante das Minas Gerais, agora "reforçado" por Celso Roth. Alguém preocupado com resultados? Eu, como o Deputado Sergio Moraes, estou me lixando.

Força, Grêmio, que a Libertadores é nossa!

domingo, 10 de maio de 2009

Mais um reinício, mais uma estreia

E recomeça o Campeonato Brasileiro. Sua edição 2009 promete um nivelamento dos times, por baixo, com raras exceções. Isto quer dizer que equipes classificadas numa faixa entre "simples" e "comum" podem ter destaque, principalmente nas rodadas iniciais, até porque existem aqueles que estão focados em outros campeonatos, como é o caso do nosso Imortal Tricolor e a Libertadores.

Prova disso já ocorreu na primeira rodada! Times pequenos, inexpressivos, obtiveram bons empates na largada. E um dos simples, comuns, foi a São Paulo e, enfrentando o Corínthians (reservas, é verdade, mas representantes da mesma equipe), venceu. Esperava-se uma goleada, já que estamos falando do "multigoleador", "campeão de tudo" (mesmo sem ter sequer disputado uma Supercopa dos Campeões da América, por exemplo). Será que não precisarei cumprir minha promessa? Será que o varzeano, que não teve capacidade de uma apresentação convincente diante de meio Corínthians, terá capacidade de se mostrar o supergoleador?

Aumento as apostas: caso consigam manter a média de 3 (apenas 3) gols por jogo, escrevo a história do timeco neste espaço, não me restringindo apenas ao nome! E com publicação até do escudo! Vale?

Mas como estamos falando de Campeonato Brasileiro, vamos falar de futebol. E para isso, o sujeito passa a ser o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, obviamente, ilustre convidado do país vizinho. Já no início da noite, um Estádio Olímpico Monumental lotou para ver o Imortal comer o peixe. E se não fosse por uma noite iluminada de Douglas, o arqueiro santista, o peixe teria sido um belo banquete à equipe de Marcelo Rospide, o nosso interino-titular.

Foi bravo, disputado, aguerrido, objetivo e agudo o Imortal, mas como Mancini preparou seu time apenas para não perder, a dificuldade foi imensa, além das significativas defesas de Douglas. As conclusões esbarravam na defesa e terminavam, fantasticamente, nas mãos do goleiro. Não tem como não elogiar este rapaz, responsável por roubar doispontos do Tricolor dos Pampas na sua estreia.

Mas tudo bem. É início do certame e nosso foco ainda é continental. Campeonato Brasileiro, com 100% de atenção e dedicação, apenas após 15 de julho. Até lá, jogos treinos, mas com equipe titular!

E quarta-feira, vivente, mais 40 mil pessoas, no mínimo, empurrando e alientando a Máquina Tricolor em direção às quartas-de-final da Libertadores! Pega teu manto, teu pavilhão, teu radinho e te toca pro rincão tricolor, tchê, que o Imortal precisa de ti!

E dia 15 de julho, temos encontro marcado. Sabes por que, né?

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Partido 8

A rodada de hoje me fez lembrar um episódio interessante da história do futebol mundial. Se não estou enganado, no dia da final da Copa de 2002, entre Brasil e Alemanha, houve um enfrentamento entre os dois últimos colocados do ranking da FIFA, Butão e Mont'Serrat, se não falha a memória do cronista. Fazendo-se uma analogia com o que aconteceu esta noite, em termos de importância, temos o seguinte:

Situação 1 - tal qual a final da Copa - Cidade de Lima, capital peruana. A América (já está virando rotina) para para ver o Grêmio jogar (graças à recente reforma ortográfica da língua portuguesa, o verbo e a preposição aparecem assim, como se repetidas). O San Martin, time universitário do país vizinho, teve a honra de receber o Tricolor dos Pampas em seus domínios. Foi tamanha sua relaização pessoal em estar diante de tão portentosa presença que, salvo um pequeno sustinho, seus atletas postarma-se em campo para ver o Imortal Tricolor desfilar seu futebol. Foi uma vitória soberana, maiúscula e, sobretudo, tranquila, praticamente garantindo a vaga às quartas-de-final da competição de maior importância do mundo, ainda que sem o charme e o romantismo de outrora. Maxi Lopez e Souza, mais uma vez, mandaram no Grêmio e no jogo, fazendo tudo o que fora necessário para alcançar a vitória e encaminhar a partida de volta para termos casa cheia na comemoração que está por vir. Fantásticos! Apenas isso.

Situação 2 - Mont'Serrat x Butão, certo? - Porto Alegre, capital Gaúcha, vergonhosamente sede dos moranguinhos, é obrigada a sediar uma partida de refugos, de degredados, de excluídos. A equipe anfitriã, ainda se achando a tal, com a devida ajuda da imprensa, vermelha, recebe os pobres coitados do Náutico, brava, porém limitadíssima, desmotivada equipe pernambucana, em partida de volta da fase, já sem valor. Tal qual Mont'Serrat e Butão se enfrentaram outrora, a partida de hoje passou batida pela programação mundial, tamanha a falta de desconhecimento que o mundo tem destes personagens. Por quê? Apenas porque o Náutico nunca foi nada, enquanto os representantes da várzea porto-alegrenses apareceram uma única vez em manchetes em além-Mampituba. Mas quem são, mesmo?

E agora, ilustre leitor, começa a temporada brasileira de 2009! O Campenato Brasileiro proporcionará que se conheçam as equipes do país vizinho, já que os enfrentamentos serão, pelo menos teoricamente, entre os melhores times da atualidade. E será a oportunidade dos moranguinhos mostrarem que seu "megalômano ataque" tem condições, sim, de manter a média de 3 gols por jogo. Se isto ocorrer nas 10 primeiras rodadas, minha promessa permanece: identificar com todas as letras o timinho do aterro, deixando suas alcunhas, divertidas, de lado, por todo o Campeonato Brasileiro!

Mas tu, imortal torcedor, tens o dever de lotar o Olímpico Monumental por duas vezes! Uma é no domingo, para assar o peixe! A outra, muito mais importante, é na quarta-feira vindoura, para levarmos o nosso Tricolor Azul, o único tricolor monocromático do mundo, às quartas-de final da Copa Libertadores de América 2009!

E não tem desculpa!