sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Finais

E os macacos conseguiram chegar à final do primeiro turno, ainda tropegamente. O Floriano quase melou a festa símia, mas não resisitiu ao fato de ter perdido seu técnico, líder e mentor recentemente, para o Juventude. Seria um armação dos deuses contra o anilado? Ou o Novo Hamburgo foi vítima, mas de "deuses" varzeanos? Vai saber...


O outro finalista, o Imortal Tricolor, obviamente, saiu do jogo desta noite, contra o Veranópolis, o nosso algoz da fase classificatória. As dificuldades já eram esperadas dentro da estupidez de três partidas em cinco dias, onde a terceira é a final de domingo. Para ter gente jogando na próxima etapa, o Grêmio forçou-se a escalar equipe mista. Isso, porém, não impediu a vitória tricolor, classificando-nos à final do turno.

Agora, é GRE-nal de novo. Este sim deveria ser marcado em campo neutro, por ser a final do turno. Mas são águas passadas. O que importa é o Grêmio jogar esta partida como se fosse a última e decisiva, para garantir o planejamento do semestre. E espero que a conquista venha com a cobrança de penalidades máximas, já que para nós não interessa vencer GRE-nal, mas ganhar o título, seja qual for.

Vencendo o turno, o Grêmio só vem a se preocupar com Gauchão após 19 de abril, ou seja, faltando apenas uma partida para o fim da primeira fase da Libertadores. Serão quatro partidas com cabeça leve, pensando só em Libertadores, enquanto a equipe reserva treina no Gauchão, podendo, quem sabe, classificar o Grêmio para as finais da Taça Fabio Koff! Até porque apenas a quarta e a quinta rodadas dependerão de time reserva - olhem o calendário! Até mesmo a fase final da Taça Fabio Koff poderá ser jogada com os titulares, inclusive para que não percam ritmo de jogo e entrosamento, certo?

Então, vivente, quem tem estômago de avestruz pode ir ao Chiqueirão, para assistir a decisão e ver Tcheco erguer a taça. Aos de estômago sensível, a TV é um ótimo programa!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Partido 14

Em contagem regressiva rumo ao título, o Imortal Tricolor mostrou como um anfitrião se porta perante seus adversários. Com muita garra, objetividade, força, técnica e tática, o Tricolor dos Pampas ofereceu seu cartão de visitas aos grandes herois latino-americanos, os Libertadores da América.

Porém, a equipe da Universidad de Chile, uma equipe representante de universidade, que joga com um pouco mais de ímpeto que que a Ulbra, trouxe uma muralha chamada Pinto, o arqueiro. Suas intervenções somadas às participações decisivas das traves, mantiveram o placar fechado até o final da partida, selando o 0x0 e fazendo o Grêmio deixar de conquistar dois importantes pontos dentro dos seus pagos.

Isto é futebol! Não adianta tentar achar culpados. Os atacantes e seus companheiros não foram felizes nas diversas tentativas de colocar a bola para dentro. "Ah, mas o juiz deixou de marcar dois pênaltis!" E daí? Será que isso mudaria o resultado do jogo? Até é muito provável que sim, mas futebol se vence fazendo gols por méritos próprios! Vencendo retrancas, vencendo esquemas, vencendo armações, vencendo jogadores, vencendo trocidas, vencendo arbitragens.

Então, vivente, te prepara para o dia 11 de março, quando o Tricolor de Porto Alege vai escalar as altitudes andinas para buscar seus pontos. O adversário será o Boyacá, colombiano líder do grupo. E tua concentração e apoio serão decisivos para estas conquistas.

Até lá, dois jogos pelo primeiro turno do Gauchão, sexta-feira e domingo, podem salvar o planejamento do semestre tricolor. Basta a conquista deste primeiro turno, para descansar no segundo, pensando exclusivamente na Libertadores.

Ainda falando em Libertadores, para os que acham que estatística diz alguma coisa, em 1983 estreamos com empate e em 1995, com derrota. Mas estes fatos não são regras. Outras estreias com derrotas e empates também ocorreram.

E para finalizar, salve Adílson, o maior reforço do Grêmio para a temporada!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Nas semi-finais!

Após um jogo com ritmo de treino, o Grêmio, com todos seus titulares que estavam à disposição do treinador, venceu o Juventude, eliminando-o da competição (primeiro turno) e garantindo vaga na semi-final, contra o Veranópolis, jogo que será realizado na sexta-feira, no Olímpico Monumental, valendo a vaga na final do turno, que também será disputada no Olímpico.


Destaque para os dois tentos, anotados por Alex Mineiro, pelo visto desencantando e azeitando a máquina para anotar tantos outros nos próximos desafios!


Por ocasiões obscuras, ocultas e desconhecidas, o Novo Hamburgo terá como adversário, na outra semi-final, o SC do Aterro. Os macacos conseguiram, a pau e corda, vencer a Ulbra no Chiqueirão da Várzea, pelo mirrado placar de 2x1. Resultado que não demonstrou o jogo, mas que é o que interessa no futebol, mesmo se falando do timinho varzeano. Jogando tanto quanto o fez em Rondonópolis, tiveram que suar muito o pano de chão para garantirem a vaga e seguir sonhando em enfrentar o Grêmio em um jogo que vale algo mais que três simples pontos.

Mas antes de que tudo isso aconteça, Ilustre Leitor, tens o compromisso moral, físico, humano e sobre-natural de compareceres ao Templo Máximo do Futebol Gaúcho, para presenciar a estreia do Imortal Tricolor na maior competição continental do mundo (mesmo que ela não tenha mais o romantismo de outrora, como nos idos de 1983)! É frente ao Universidad de Chile, La U! Olímpico lotado para ver o Tricolor de Porto Alegre colocar sua Alma Azul Celeste para vencer mais um desafio!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

União

A União faz a força, diriam alguns, lembrando o velho ditado.

A União faz açúcar, diriam os engraçadinhos.

A União faz estragos, e grandes, dizem os mato-grossenses de Rondonópolis, torcedores do grande, famoso, multicampeão (de que, mesmo?) União Esporte Clube, de Rondonópolis, sul do estado de Mato Grosso!

Tudo porque o auto-intitulado campeão de tudo fretou um avião, ao custo de 150 mil Reais, apenas para perder a partida de estréia na Copa do Brasil 2009, com direito a bola na trave e defesa milagrosa do arqueiro símio, garantindo, assim, o 1 x 0. Um legítimo totó! Um banho de bola!

A desulpa da vez? Ora: o gramado! Acho que os macacos não estão acostumados a jogar em grama... Deve ser isso. Porque colocar a culpa em grama alta é conversa mole de incompetente.

Claro que sabemos que, salvo uma zebra estupenda, o União será goleado na várzea, logo após a final do primeiro turno do Gauchão. Mas que o gostinho de ver os imperadores da soberba cair perante um ilustre desconhecido e levando uma aula de futebol, valeu a semana!

Sábado, é o Juventude! Quarta, a La U, Universidad de Chile! Sexta, temos semi-final do primeiro turno do Gauchão. E no domingo, a primeira grande final do ano. E será no Olímpico!

Podem me cobrar depois.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Missão Cumprida? Quem sabe...

Finda a primeira fase do primeiro turno, o Imortal Tricolor, novamente com equipe mista, garante o primeiro lugar no grupo e a consequente classificação para a fase final, de mata-mata, com a segunda melhor campanha do certame. O adversário da vez é o Juventude, já no final de semana, no Olímpico Monumental, palco, também, da semi-final, em caso de classificação Tricolor. Mas como a tendência que este cronista já antecipa, o Grêmio jogará com time misto mais uma vez, poupando seus gladiadores titulares para o confronto com o mistão do Universidad, pela Libertadores. Questão de opção do clube que, bem ou mal, tem que ser respeitada. Mas sempre acho que tem que se jogar com o que tem de melhor. Ou fazer como em 95, que o Baguzinho disputou todo o Gauchão e ganhou.

Mas o que importa é a conquista do primeiro lugar do grupo, com a garantia da classificação. O resto acaba virando balela. E o que resta, como já comentei, é a conquista do turno, para "descansar" durante TODO o segundo turno, deixando que os outros corram atrás da máquina. E de repente, podemos até conquistar o returno, garnatindo a taça no armário. Quem sabe...

E obviamente, ilustre leitor, teu lugar é no Olímpico Monumental tanto no final de semana, como no dia 25, para levar o Tricolor Azul às glórias que sua torcida merece e que sua história conta.

Força, Tricolor, que estou contigo até mesmo quando decisões erradas são tomadas, até porque o Grêmio é maior que sua diretoria.

E perdão por ter que escrever a crônica antes do décimo gol, mas era Danrlei o goleiro adversário.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Crônica de uma morte anunciada (mais uma vez...) - Consequências

Era essa a razão de "poupar titulares" na quarta-feira? Foi esse o motivo para a perda de três presumíveis fáceis pontos frente ao Veranópolis? Atingiu-se o objetivo de não deixar que nossas "estrelas" jogassem no meio da semana, se estafando com a sequência de jogos?

Pois então, parece que o planejamento do ano está começando completamente errado. Com um regulamento de Gauchão que facilita muito a vida de quem tem competições simultâneas, exatamente como é o caso do Grêmio com o Campeonato Gaúcho e a Libertadores, ocorre um desperdício de datas, de pontos, de oportunidades de entrosar um time que precisará mostrar serviço frente a adversários de qualidade logo ali adiante, a partir do dia 25 de fevereiro.

Dia primeiro de março é a data da final do primeiro turno do certame regional, ou seja, logo após a estréia do Grêmio na Libertadores. O que isto significa? Que logo após essa final, garantindo-se a participação da grande final, o Grêmio teria que preocupar-se com o Gauchão apenas após 19 de abril. Praticamente um mês e meio para jogar com reservas, suplentes, aspirantes, juniores, juvenis, infantis, largados, deixados de lado, etc, etc, etc, enquanto a equipe principal ficaria em dedicação total e absoluta à Copa Libertadores de América.

Mas não. Os inteligentes que estão ocupando a diretoria e a comissão técnica do Estádio Olímpico conseguem priorizar uma partida. Preferem dar mais importância a um GRE-nal que não vale nada além de três pontos, deixando de lado todo um planejamento estratégico em um ano tão importante para nós. Facultam deixar jogadores descansando em casa para perder, humilhantemente (perdão aos nobres jogadores do VEC), enquanto poderia ter somado três preciosos pontos na tabela. Poderíamos estar ocupando facilmente a terceira colocação na tabela, mesmo com uma partida a menos. Porém estamos na sexta posição, sujeitos a ficarmos de fora das decisões do turno.

Sem contar, claro, que os sócios do Imortal Tricolor foram privados de assistir a partida no seu estádio, devido a "acertos" da Federação Gaúcha de Futebol. Por que não marcar os jogos de quartas-de-final, semi-final e final para campos neutros? Para que não tivéssemos apenas um GRE-nal no Olímpico e nenhum no Chiqueirão da Várzea? É só inverter o mando em 2010. Simples. Fácil. Básico. Elementar. Agora fazer o Grêmio abrir mão da sua fiel e espetacular torcida em um jogo que poderia vir a ter um peso decisivo no certame? E a direção apoiar essa decisão? Estão pensando que são o que? Estão pensando que tratam com quem? Será que os sócios tricolores não deveriam ser consultados? Afinal de contas, são nove (sim, nove) partidas fora do Estádio Olímpico! Isso em quinze jogos somando as classificatórias dos dois turnos. Enquanto isso, outras equipes da cidade, de menor expressão, jogam oito vezes em seus domínios. Isso é equilíbrio? Ou favorecimento explícito?

Ou assume-se a importância do Gauchão 2009 para o bom desenvolvimento do ano futebolístico, ou precisaremos colocar time principal em campo quando deveríamos estar poupando-os.

Agora, cá entre nós, poupar atletas que não se conhecem, que precisam de ritmo de jogo para entrosamento, logo na quarta partida do ano? Vão se catar!!!

Se precisam de gente para fazer um planejamento tão simples assim, estou à disposição do clube, de graça, sem abrir mão de pagar minha contribuição mensal, para mostrar como se planeja um ano inteiro.

E não venham reclamar depois...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Grêmio Esportivo Brasil




A boa e velha garra xavante não se apagará jamais dos gramados. Mesmo em meio a dores e tragédias, a força do futebol gaúcho segue representada, firme e forte. Parabéns, Xavante, por nunca desistir da briga! São atos como este que valorizam o Campeonato Gaúcho e bem representam o nosso futebol!

Crônica de uma morte anunciada (mais uma vez...)

De quem foi a ideia mirabolante e maravilhos de botar time reserva no jogo? Com que objetivo? Poupar jogadores para o GRE-nal? Qual a diferença entre as duas partidas? As duas valem 3 pontos e são contra equipes que não são adversárias na classificação às próximas fases. Alguém pode explicar?

O mundo tá virando. Lembro do Grêmio dos anos 80 e 90, brigando por títulos, enquanto os macacos só sabiam pensar em nos vencer. Agora nós poupamos time para jogar GRE-nal, como se tivesse alguma importância, enquanto eles enchem a sala de troféus, por piores que sejam.

Não tá na hora do Grêmio voltar a vestir a camiseta? Voltar a competir para ganhar? Em pensar em títulos, taças, conquistas? Em deixar de lado essa rivalidade provocada pela imprensa? O que vale é vencer a competição. Planejar para isso! Os 3 pontos perdidos em Veranópolis serão recuperados quando? Até a Federação Gaúcha de Futebol nos garfeou, marcando o GRE-nal para o Colosso da Lagoa, campo neutro, afastando do Olímpico Monumental, onde deveria ocorrer. E o que as direções (Odone e Kroeff) fizeram? Nada! Bateram palmas para a iniciativa solidária e social de levar o GRE-nal para o interior, sem pensar no campeonato. Sem avaliar a situação de cada ano que passa, o fator local é mais determinante, conforme vimos na Libertadores de 2007, onde só vencemos uma fora e só perdemos uma em casa...

Chega! Tá na hora de planejar! De manter equipe, montar base, coluna vertebral! Parar de pensar em joguinho e avaliar o campeonato. Será que se jogasse com os titulares, o resultado seria o mesmo? Porque não adianta justificar que o jogo foi com reservas. A tabela não leva isso em consideração. Claro que dificilmente o Imortal Tricolor ficará de fora da próxima fase, onde se classificam 4 equipes de cada grupo. Mas que esses pontos podem fazer falta nos cruzamentos, não resta dúvida. Além do mais, ganhando-se o primeiro turno, pode-se jogar todo o returno com reservas, guardando forças para a grande decisão. Mas para isso tem que ter planejamento. Onde está?

Se não começarmos a levar a vida a sério, as consequências poderão ser drásticas... Melhor bater na madeira: toc, toc, toc...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Uma crônica a cada dez gols...

Parece uma boa média para o Gauchão, não acham? Afinal, não passa de uma combinação de jogos-treino preparatórios ao grande objetivo do ano, a Copa Libertadores de América, aquela que só os grandes times têm o direito de disputá-la no ano de seu centenário.

Aliás, fabulosa frase de Celso Roth se referindo ao GRE-nal de domingo, aqui adaptada para não conter termos impróprios para o ambiente Tricolor Azul: "É mais um clássico marcado pela Federação Gaúcha. Mas não tem essa de prévia da Libertadores. Eles não estão na Libertadores, estão no centenário". Mais uma vez o clubinho cria um ambiente à margem da realidade para justificar seus fracassos ou para enaltecer suas conquistas, comprovando que sofrem de esquizofrenia... Mas é o nosso co-irmão. E como tal, devemos tratá-los bem, disputando com vigor o GRE-nal de domingo.

E em campo, seja no Olímpico Monumental, seja no Estádio do Vale, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense não toma conhecimento do adversário e vai para cima, empilhando gols. Foram 5 contra o Esportivo, no Olímpico, e outros tantos no Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Só está demorando para a imprensa, vermelha, acusar que os gols não estão sendo marcados por atacantes...

Mas de que importa? Com dez gols anotados em duas partidas, acho que não há motivos para falarem, certo? Até porque o adversário mais próximo (sim, refiro-me exclusivamente à distância) está com sérias dificuldades para vencer fora dos seus domínios. Assim, ao que tudo indica, passarão trabalho no Colosso da Lagoa.

Tcheco e Souza têm demonstrado serem os grandes líderes e maestros da equipe nesse início de pré-temporada oficial (leia-se Campeonato Gaúcho). Estão deixando o meio-campo tricolor cadenciado, sem deixar de jogar firme, como gostamos de ver. Ruy, o combativo ala-lateral-direito, mostra-se incansável na disputa pelas bolas, seja na defesa, seja no ataque. E Victor e Réver mantêm-se exatamente como terminaram o ano passado, dispensando maiores comentários.

E um viva a Celso Roth, o grande comandante do esquadrão tricolor, que está dando formas, no plural, para a equipe, jogando em qualquer combinação de números: 3-5-2, 4-4-2, 3-6-1, 3-2-2-1, etc. Mas o que interessa é que, em campo, o time apresenta variações de jogadas, de posicionamentos e de armação ofensiva e defensiva, confundindo seus adversários, ao mesmo tempo que ganha confiança e entrosamento.

É bastante razoável chegar à conclusão simplória que o Grêmio de 2009 é superior aquele de 2008, apresentando-se mais técnico e não por isso menos combativo. Força, Imortal, que das tribunas estaremos sempre te apoiando! E que essa Libertadores, assim como as de 83 e 95, seja nossa!

Atenção para o jogo de quarta-feira, no Antônio David Farina, em Veranópolis, contra o VEC. Até porque vale os mesmos três pontos de qualquer outro embate, certo? Quem puder, vá! Quem preferir aguardar o domingo para ir a Erechim, vá! E quem não quer viajar, aguarde a grande estréia do dia 25, para ajudar a fazer o Templo Máximo do Futebol Gaúcho transbordar e explodir, cantando em uníssono, para fazer do Tricolor dos Pampas o maior vencedor da temprada!