quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Hora de pedir pra sair, Tcheco

Ano II - Edição 59/2007

Incrível! Jogo fácil. Moleza. Grêmio atacando insistentemente. Massacrando o dono da casa. Mostrando que o Furacão não passa mesmo de uma suave brisa. Amassa o adversário durante todo o primeiro tempo. Deixa o Atlético sem fôlego.

Daí vem o segundo tempo e tudo segue igual. Até que aquela velha máxima se confirma: "quem não faz, leva". O Atlético, num acidente, faz o seu gol. Quando o Tricolor dos Pampas começa a reagir, o imbecil do Tcheco, que está pedindo pra sair desde que chegou no Grêmio, implorou para ser expulso de campo. O infeliz, que sempre esteve apagado na sua vida tricolor, salvo lapsos de lucidez e sensatez, conseguiu fazer a besteira de reclamar insistentemente para o árbitro. Conseguiu em um só lance a proeza de receber cartão amarelo e vermelho. Logicamente, o idiota deixou o Grêmio desestabilizado, a ponto de levar o segundo tento e perder o jogo.

Em 34 partidas disputadas em 2007 na condição de visitante, o Grêmio venceu apenas 12, distribuídas em 1 na Libertadores (Cerro Porteño), 4 no Brasileiro (Náutico, Atlético-MG, Juventude e um timinho insignificante que não recordo o nome) e 7 foram no Gauchão... Para quem pretende disputar uma Libertadores em 2008, parece um desempenho bastante pequeno, beirando o pífio (não é uma alusão a presidente de clube de futebol). Portanto, ou Mano Menezes veste a farda do Cap. Nascimento e faz esse time ser de elite, ou é melhor jogar a toalha agora e deixar o certame terminar. Faltam apenas 4 rodadas e preteou o olho da gateada.

A Máquina Tricolor precisa ser azeitada para que nestas 4 útlimas partidas e, principalmente, no ano que vem, tenha um desempenho digno de Imortal Tricolor, ou seja, reptetir como visitante o desempenho que tem como mandante: 34 partidas, 26 vitórias, 4 empates e apenas 4 derrotas (Esportivo, Boca Juniors, Cruzeiro e São Paulo). Isso sim é desempenho de candidato a título, qualquer que seja.

A indignação é tamanha, que não consigo esperar terminar a rodada para fechar esta Crônica. E é assim mesmo que ela será publicada.

Portanto, Cap. Mano "Nascimento" Menezes, tá mais do que na hora de botar ordem no vestiário e fazer esses jogadores jogarem pela vida! E aqueles que ficam se fazendo em campo, Tcheco, é o momento de pedir pra sair.

Sorte que continuo acreditando...

domingo, 28 de outubro de 2007

Cada confronto é um DVD?

Ano II - Edição 58/2007

É... Nada na vida do Grêmio pode ser fácil. Nem mesmo um jogo contra o Clube Náutico Capibaribe, aquele coadjuvante do vinte e seis de novembro de dois mil e cinco... Na tarde de hoje, diante de quase quarenta mil pessoas, o Grêmio viu o adversário abrir o placar logo no início da partida. Claro que isso não foi suficiente para calar a nação borracha. Em quinze minutos, já estávamos vencendo a partida, com gols de Tuta (um golaço) e Marcel. No final da etapa inicial, Diego Souza ainda marcou o terceiro. Parecia um jogo fácil.

Ledo engano... Um minuto após a comemoração de Diego, o representante nordestino marcou outro tento. E no primeiro minuto da etapa complementar, empatou a partida. Êta sina que carregamos... Apenas aos vinte e cinco minutos conseguimos marcar, com Marcel, o gol da vitória. Daí pra frente, 20 minutos de emoções e corações apertados.

Mas saímos com a vitória. E é isso o que interessa! Permanecemos no rumo da LIbertadores, dependendo de bons resultados (nossos e paralelos) para atingir este objetivo. Até mesmo porque a rodada não foi favorável. Com a vitória do São Paulo FC, a matemática foi feroz conosco e acabacou definitivamente com nosso sonho de título. Hoje, finalmente, deixei de acreditar... E os empates de Palmeiras e Cruzeiro, junto com a vitória do Santos, deixaram o Imortal Tricolor fora do G4, na quinta poisção. E a rota para o sucesso não é das mais fáceis, obviamente. Atlético-PR, Figueirense, São Paulo, América e Corínthians são os últimos adversários que enfrentaremos. São quinze pontos em disputa e temos que ganhar o máximo possível.

O primeiro desejo é que o Grêmio que entrou em campo hoje seja o mesmo que estará na Arena da Baixada na quarta-feira. Que deixemos de ser aquela equipe caseira. Que passemos a vencer estes três últimos confrontos.

Porém, tradicionalmente, não podemos esquecer o lado hilário da rodada, né? Afinal de contas o time mais bom (perdão pelo assassinato da Língua Portuguesa) foi a Curitiba para enfrentar o Paraná Clube do Brasil na Vila Capanema e deixar o anfitrião vencer a partida. Quem pode ser mais bom do que o campeão-do-mundo-sem-fifa e dar três pontos a um desesperado que foge do rebaixamento? Numa partida morna, para não dizer fria, o representante símio, habitante do aterro da várzea, deixou três fáceis pontos na capital paranaense e saiu novamente da Copa Sulamericana. Parece que competições internacionais lhes causam alergias...

Gremistas! Borrachos! Imortais! Agora não podemos mais vacilar. É proibido perder pontos! São 15 restantes e vários por disputar. E sabemos que Cruzeiro e Palmeira já têm 3 pontos conquistados cada um, já que jogam contra o campeão-do-mundo-sem-fifa, né? Portanto, a nossa missão, Ilustre Leitor, caro torcedor, é alientar nossa equipe inde quer que seja. Nos nossos pagos gaúchos ou no país vizinho. Contra bons e contra ruins. Temos que chegar ao fim deste campeonato com apenas 3 adversários na nossa frente, no máximo.

E é exatamente isso que vamos fazer. Custe o que custar.

Eu acredito.

domingo, 21 de outubro de 2007

Só o Grêmio para dar vida aos mortos...

Ano II - Edição 57/2007

Levar dois gols dos mortos do CR Flamengo, um clube de regatas, com direito a gol do Fantástico? É dose... Pior que aconteceu!

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, jogando no seu segundo Salão de Festas, o Estádio Mário Filho, vulgo Maracanã, enfrentou o Flamengo em uma rodada onde os resultados paralelos faziam com que dependêssemos apenas de nós para chegar ao vice-campeonato. Afinal, Santos e Cruzeiro foram derrotados.

Só que o que aconteceu foi bem diferente do esperado. O Grêmio simplesmente sucumbiu à força do oponente e entregou o jogo! Seguiu mostrando que vencer fora de casa não é a nossa praia. E dessa vez foi sem esboçar poder de reação. Fomos simplesmente inoperantes. Será que é tão difícil assim jogar em outro gramado? Diante de outra torcida? Seria culpa do ar? Tá mais do que na hora de criar vergonha na cara e vencer as partidas fora de casa!

E a pior das conseqüências foi a nova saída do grupo mais valorizado desse campeonato, afinal estamos na quinta colocação, além de aumentar a distância para o líder da competição para 16 pontos novamente. E agora são apenas 18 pontos em disputa, ou seja, se o líder São Paulo FC vencer mais uma partida, o Grêmio abandona qualquer chance de ser campeão do certame...

A recuperação é em casa (ufa!), fente ao ascendente Náutico, aquele mesmo da Batalha dos Aflitos. É no domingo, dia 28, 16 horas. E o Monumental deverá estar, no mínimo, lotado!

Mas pior mesmo foi ver o EC Juventude, nosso fiel escudeiro, perder mais uma partida. E foi logo frente ao mais fraco, vil, sujo, podre, mesquinho, desprezível e outros adjetivos pejorativos que pudermos citar, campeão-do-mundo-sem-fifa. Isso praticamente decreta a queda do Ju para a série B e a permanência no irmãozinho na A. Claro que o mérito de não cair não será do timinho do Aterro. É que o América já desceu, enquanto Juventude e Paraná já estão com o pé na cova. E os que estão entre Paraná e varzeanos brigam para ver quem é o pior e pela quarta vaga ao descenso.

Eles estão agora na décima-primeira posição, voltando à Sul Americana. Mas esperamos que tenham um péssimo desempenho nas 6 partidas restantes, para que amarguem um dos piores anos de sua história.

Tá difícil, pessoal, muito difícil...

Mas enquanto a matemática disser que pode, EU ACREDITO!!!

domingo, 14 de outubro de 2007

Missão Cumprida! Nesta rodada...

Ano II - Edição 56/2007

Primeiro vamos falar do serviço de entregas do Aterro, cada vez mais eficiente! Desta vez, o cliente que recebeu a entrega foi o SC Corínthians Paulista, que empatou a partida aos 41 minutos da etapa complementar, quando o campeão-do-mundo-sem-fifa vencia a partida desde o início do segundo tempo. Mas mantendo sua regularidade, sempre nos últimos minutos de jogo, a tradicional entrega-rápida símia não deixa ninguém desiludido ou sem esperanças de fechar a partida com, pelo menos, um pontinho na tabela. Ou seja, este timinho que manda suas partidas na várzea do Guaíba, em Porto Alegre, é um bom time, com toda certeza. Bondade é o seu forte, definitivamente.

Porém, ninguém sabe exatamente porque, seguem afastados da zona de classificação à Série B. Ainda estão na 13ª colocação da tabela, a 3 pontos da faixa fatídica, afastando-se novamente da Copa Sudamericana 2008. Será que será esse o seu destino?

Mas voltando ao título desta Crônica, a missão cumprida foi a do Imortal! Afinal, o Imortal Tricolor voltou a comprovar sua alcunha e dar mostras da sua imortalidade. Iniciamos perdendo a partida, levando o tento adversário logo no início do jogo. O que uma equipe tradicional faria? Lamentaria, choraria, se fecharia para não tomar outro...

Ainda bem que não somos tradicionais. Somos únicos! Imortais! Apenas voltando à partida com lucidez, técnica e atenção, lutando muito, é verdade, a Máquina Tricolor azeitou-se outra vez e foi para cima do esmeraldino quase rebaixado Goiás EC. E foi com tanta vontade que o arranha-céus Pereirão, do alto, obviamente, mandou a pelota para os fundos da meta goiana e empatou o jogo ainda no primeiro tempo. Porque no segundo foi a vez de Tuta tutar! Virada de jogo no Olímpico Monumental que não veio abaixo! Exato: NÃO veio. Porque o Olímpico Monumental, mesmo tendo recebido esse sobrenome devido à grandeza física e imponente do estádio, perdeu sua pujança frente a outras obras construídas tanto aqui como no país vizinho. Mas o Monumental continua valendo! Porque Monumental deveria ser o nome dessa torcida incrível, dessa hinchada tricolor, dessa barra de alma castelhana que nunca deixa de alientar a equipe frenta a qualquer dificuldade! E foi justamente essa torcida, liderada pela sempre alientadora Geral do Grêmio, que manteve-se pondo o Oímpico abaixo desde o início do embate!

E por que "missão cumprida"? Ora, foi graças a esse resultado que voltamos a ocupar um dos espaços destinados à disputa da Copa Libertadores 2008! Estamos na 4ª posição do certame, a apenas dois pontos do vice-líder e 13 do líder. Na edição 52, eram 16 pontos em 33 por dipsutar. Agora são 13 em 21. Apertou o funil, é verdade. Mas o líder tem dado chances generosas de aproximação nas últimas rodadas. E está mais do que na hora de aproveitarmos essas oportunidades e confirmarmos que jamais desistimos.

Pode ser muito difícil, mas sigo acreditando!

domingo, 7 de outubro de 2007

Será?

Ano II - Edição 55/2007

Será que uma só pessoa conseguiu causar toda a instabilidade vista no time do Grêmio no fim de tarde de sábado? Será que o chileno tagarela Valdívia teve todo esse poder de acabar com a solidez gremista? Será que suas declarações fantasiosas foram capazes de mexer com a moral do Imortal Tricolor?

Prefiro ver que o encontro entre SE Palmeiras e Grêmio FBPA foi um confronto de grandes equipes. Uma batalha campal entre duas grandes equipes em busca de um objetivo comum. Um jogo forte, pegado, firme, típico de futebol de verdade. Porém, num dia não muito favorável ao Imortal Tricolor, que sucumbiu à força e ao ímpeto do porco paulista.

Atuação limitada, por vezes fraca e desatenta. Envolvido pela marcação e pela movimentação da equipe adversária, o Grêmio pareceu uma equipe brasileira jogando, sem combatividade, sem condições de superar as dificuldades da cancha. Até pode aonctecer uma vez, mas que tenha sido a última nessa reta final do campeonato. Pior que para voltarmos à faxa de classificação à Libertadores, temos que vencero Goiás no Olímpico e torcer para que esse mesmo Palmeiras não vença o Santos no confronto direto que farão. É, ilustre leitor, a corda está apertando... Se não marcar presença agora, não será o Grêmio. E não esquece: eu continuo acreditando! E sempre acreditarei na força, na garra, na raça e na vibração do Imortal Tricolor, do Tricolor dos Pampas, da Máquina Tricolor, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, uma lenda viva que nunca morrerá!

Já a equipe símia, aqueles habitantes do aterro, venceram o lanterna da competição. Mesmo assim ainda encontram-se sob forte e constante ameaça de descenso. Estão a apenas 3 pontos do Corinthians, o último dos rebaixados. Pelas combinações da próxima rodada, abrirão a semana seguinte na 15ª posição.

Então é isso: sábado, dia 13, 18h10min, Olímpico Monumental lotado para arrebentar com os goianos e reingressar na faixa classificatória. Vamos empurrar o nosso Tricolor com toda a força que dispomos e faz os adversários tremerem apenas por sentir a vibração que emana das tribunas da cancha!

O primeiro lugar pode estar difícil (15 pontos em 24), mas o segundo está muito acessível (4 pontos!). Portanto, vamos, Grêmio, e dale ooooo!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Só pode ser sorte...

Ano II - Edição 54/2007

E não é que os símios conseguiram o incrível? Primeiro: conseguiram não perder de novo. Empataram sem gols com o inoperante Figueirense, lá no melhor estado do Brasil, Santa Catarina, que separa o Rio Grande de tudo aquilo lá. Segundo: não caíram todas as posições que deveriam. Ainda estão na 14ª colocação do certame, a três pontos da zona de descenso. Terceiro: graças à pífia atuação do Paraná, que fez a proeza maior de perder para o América, último colocado da competição. São os resultados paralelos que mantêm o Sport Club do Aterro ainda afastado (bem pouco, é verdade) do rebaixamento. Mas chegarão lá! Devagarinho, estão se aproximando...

E a boa notícia? O Imortal Tricolor, apesar do tropeço em casa, frente ao Galo mineiro, diminui em um ponto a diferença para o líder e para o vice-líder, mesmo tendo caído para a quarta posição. Agora são 15 pontos para o topo e 3 para o segundo lugar. No final das contas, o empate em casa não foi uma tragédia total, embora pudesse elevar o Tricolor dos Pampas. Mas não tem problema. O que é nosso tá guardado, nos esperando.

Mas o que houve com o nosso time, hein? Diego Souza e Tcheco só fizeram número em campo, prejudicando o jogo da equipe. Pelo menos o Tcheco ainda tentou fazer alguma coisa, né? Já Anderson foi uma boa afirmação da equipe, hostilizando a relação da torcida (ou parte dela) com Hidalgo. Com sorte, ele nem volta ao time titular!

Já Diego Sebastian Saja, o guarda-metas tricolor, foi o verdadeiro herói da partida, ovacionado por todos, endeusado por alguns, ouviu seu nome ser bradado fortemente nas tribunas! Tudo graças a uma defesa, senão milagrosa, muito perto disso! Todos (eu, pelo menos) davam o gol como certo, quando Saja, do alto de toda sua frieza, desvia o chute do representante galináceo para longe da área tricolor. Mágico! Único! Sensacional! Sebastian Saja!

Gremista! No sábado, 18h10, direto do Palestra Itália, seguiremos nossa saga de enfrentar animais. Depois dos macacos e do galo, chegou a vez do porco. É o SE Palmeiras a próxima pedra no nosso caminho, em jogo de 6 pontos. É confronto direto pela permanência na Libertadores 2008. E o teu apoio será essencial para continuarmos a crescer na tabela e alcançar nosso objetivo! De casa, dos bares, de qualquer lugar, bota teu rádio no ouvido, liga a televisão, a internet, o que for, mas dá um jeito de acompanhar a Máquina Tricolor em mais uma incursão fora de seus pagos, em busca de mais 3 pontos!

E não esquece: acreditar sempre! Eu acredito.