terça-feira, 20 de março de 2007

De volta à liderança!

Ano II - Edição 14/2007

Com uma vitória consolidadora, embora longe de ser convincente, e dando sinais de estar voltando a ser o Grêmio que conhecemos, um Grêmio bravo, forte, aguerrido, combativo, lutador, brigador, valente, destemido, insistente, Imortal Tricolor!!!! Depois de muito tempo, vimos nossos atletas agirem como heróis, como verdadeiros algozes do adversário, demonstrando garra e vontade de ganhar, custe o que custar, gerando até uma acirrada discussão entre os atletas no intervalo do jogo! E isto, caro leitor, é o principal indício de que o Grêmio está voltando a ser o Grêmio vencedor.

Com atuação destacada de Tuta, que além da tutada conseguiu resumir na sua atuação todos os adjetivos elencados ao Imortal Tricolor, o Tricolor dos Pampas voltou à liderança absoluta do Grupo 3 da Copa Libertadores de América. Absoluta sim, pois o gol marcado contra o Cerro Porteño, como visitante, é critério de desempate.

Bem que o Deportes Tolima veio disposto a não perder, como já o fizera em Ibagué. Mas a vontade tricolor prevaleceu, dando um jeito de abrir o ferrolho da defesa colombiana, para que Tuta tutasse a bola para o fundo da rede. E a combatividade demonstrada, com 4 cartões amarelos, se não estou enganado, na etapa inicial, garantiu que os atletas da equipe visitante permanecessem longe da meta muito bem guardada de Saja, outro herói do jogo.

Portanto, sem nunca ter deixado a zona de classificação, a Máquina Tricolor mantém-se classificada para as oitavas-de-final, faltando ainda duas rodadas para o encerramento desta fase. A meta agora é ir novamente à Colômbia, a fim de trazer mais um (ou até mesmo três) ponto de Cúcuta, enfrentando o Cúcuta Deportivo, no dia 11 de abril, podendo, inclusive, retornar a Porto Alegre classificado.

Mas tem clubinho que não tem jeito de entrar na zona, nem para classificar-se às fase seguintes, nem mesmo para visitar a mãe... Em partida recém finalizada no Chiqueirão da Várzea, lá no aterro, o SC do Aterro conseguiu a proeza de complicar-se antes mesmo de o jogo começar. Segundo o comentarista da televisão, Deus esteve presente no campinho e mandou o filho travesso para casa, já que aprontou arte em campo. Traduzindo, Deus foi a referência ao árbitro da partida (também chamado de "Filho da Puta" pelo treinador da equipe local, em alusiva menção de que tratava-se de mais um torcedor local), devido ao fato de ter expulsado "Jesus" Christian. O cronista é obrigado a informar ao nobre jornalista que o árbitro NÃO expulsou o atleta vermelhinho, mas advertiu-o com o cartão amarelo, uma vez que o centroavante vermelhinho simulou descaradamente uma penalidade máxima. Acontece que, minutos antes, este mesmo atleta havia sido condecorado com outro cartão amarelo, devido a uma falta violenta, o que gerou a conseqüência do cartão vermelho. Quem não consegue compreender isso, deve ler as regras do futebol (aproveita que é fácil; são apenas 17) e calar a boca perante um microfone.

Infelizmente o CA Vélez Sarsfield não conseguiu aproveitar a vantagem numérica em campo, deixando que o jogo terminasse sem gols, mantendo sua liderança incontestável no Grupo 4 da competição continental, enquanto os macacos seguem na terceira posição, fortemente ameaçados pelo Emelec, o próximo adversário. Cada um está no lugar que merece...

E para quem estiver perguntando de o porquê não houve edição de Crônica Futebolística nas duas últimas rodadas do Gauchão, informamos que este veículo não faz comentários sobre partidas amistosas. Desde a vitória sobre a SER Caxias, com a conquista definitiva da primeira colocação no Grupo B no certame regional e a classificação direta para as semi-finais, o campeonato tomou ares de amistoso. O morador da capital gaúcha que segue se preocupando com esta primeira fase da competição, inclusive com sinais claros de medo, ansiedade e preocupação, deve ser algum tipo de esquizofrênico, daqueles que cria um mundinho virtual para dizer-se campeão dele...

Força, Grêmio, hey!

domingo, 18 de março de 2007

Classificação pra lá de antecipada!

Ano II - Edição 13/2007

A Máquina Tricolor, fazendo jus a esta alcunha, patrolou mais um adversário, mais uma vez como visitante, com um placar convincente (3x1), confirmando a 1ª colocação no grupo B com quatro rodadas de antecedência, garantindo a classificação antecipada para as semi-finais, livrando-se da necessidade de disputar as quartas-de-final da competição. Tudo isso pelo Ruralito 2007... Porque na Libertadores, a coisa tá preta, sem explicação plausível...

Será que é possível que uma equipe tenha atuações tão distintas frente a adversários tão parecidos? Digo parecidos para não humilhar demais os colombianos. Apesar de merecerem respeito, não parecem ser melhores que C Esportivo BG ou SER Caxias, entre outros. Cada vez mais me convenço que o problema está dentro do Grêmio, embora fora do campo... Só espero que com um pouco de diálogo e linha-dura, tanto a Comissão Técnica quanto a diretoria consigam colocar a equipe nos eixos já no dia 27, na abertura do returno, contra o mesmo Tolima, desta vez no Olímpico. Será que é necessario pagar para ver? Torço para que não seja!

E os macacos, hein? Resolveram descer do pedestal? Tiraram o salto? Com a derrota do EC Juventude para eles e a combinação de resultados, Juventude e ULBRA praticamente garantiram suas vagas à fase seguinte, restando uma vaga para ser disputada acirradamente entre SC do Aterro, que chegou ao terceiro posto do grupo A, Novo Hamburgo, Veranópolis, Santa Cruz e Guarany de Bagé. Entre eles, não há mais que 2 pontos de diferença. Que a peleia seja buena, tchê, e que o interior mostre sua força!

Como consolação para nós, todas as quatro partidas restantes para o Tricolor dos Pampas serão, definitivamente, jogos-treino preparatórios para as disputas da Libertadores, sempre contra adversários motivados. É só não amolecer que temos muito futuro na competição continental, que é a que realmente nos interessa!!!

Te liga, tricolor!!!

sexta-feira, 16 de março de 2007

A nossa cara?

Ano II - Edição 12/2007

Será que a Libertadores é mesmo a nossa cara? Será que dois jogos consecutivos pelo mesmo campeonato com a mesma péssima atuação signifca alguam coisa? Será que não conseguir marcar gols contra uma equipe que não joga é algo estranho? Será que o Imortal Tricolor perdeu sua imortalidade? E justo frente a um time que mal sabia o que fazia em campo? Antes fosse contra o São Luiz, que ao menos demonstrou ser bravo...

Pois é, galera... A Máquina Tricolor voltou a dar pane, e de novo na Libertadores. E de novo contra um time inexpressivo e sem vontade de jogar... Basta contar quantas vezes Saja foi exigido. O que acontece para que uma equipe com todas as qualidades reveladas até agora passe a jogar assim? Não quero acreditar nisso, mas parece que é fator extra-campo... Não é possível que Tcheco & Cia desaprendam a jogar, principalmente sem marcação ou qualquer outro tipo de resistência. Nem com toda a boa vontade da nossa tradicional e corriqueira imparcialidade na análise das partidas seria possível dizer algo em contrário. Mais uma vez tivemos um Grêmio perdido e sem poder de ação ou reação. Repetiu-se o que vimos contra o Cúcuta. O Grêmio simplesmente esqueceu de jogar bola e ir para cima do adversário, assim como o adversário já tinha se determinado a fazer em relação ao Grêmio. Eles deram a sorte de ter um jogador no lugar certo, na hora certa... Enquanto nós, nem mesmo perigo ao gol colombiano levamos. Vai entender...

Ao menos a derrota nos tira uma pressão das costas, a invencibilidade, além de mostrar que temos coisas a mudar, nem que seja o bicho acertado para a conquista da Libertadores. Porque o time não pode ser tão diferentes de um jogo para outro, contra adversários que têm o mesmo nível técnico das equipes do Campeonato Gaúcho.

1x0 para o Tolima, jogando na sua casa. Dia 27, no Olímpico Monumental, devemos dar o troco e fazer saldo nesse colombianos, para voltar ao objetivo do ano e da vida: o mundial! Por sorte (acho que só pode ser isso) ainda estamos na zona de classifcação à próxima fase. Pura sorte, até o momento. Espero estar enganado. Que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense esfregue na minha cara que isso foi apenas um acidente.

Pelo menos os macacos levaram três nas fuças, em um jogo que anunciavam que iriam atacar o tempo todo, mostrando reação perante os acontecimentos. Toamaram na bunda mais uma vez e seguem fora da classificação às oitavas-de-final.

Então, galera, primeiro o SER Caxias em Caxias, depois, Guarani de Venâncio no Olímpico e, enfim dia 27 de março, o Tolima na abertura do returno. Todos lá, em qualquer situação!
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver! (e como o Grêmio estiver

domingo, 11 de março de 2007

Classificado!

Ano II - Edição 11/2007

Após a realização de mais um jogo-treino, desta vez com resultado de jogo-treino, o Imortal Tricolor confirmou sua classificação matemática à próxima fase do Ruralito 2007. A vitória apertada sobre o EC São Luiz, no estádio 19 de Outubro, em Ijuí, garantiu a vaga nas quartas-de-final. Caso o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vença já o próximo jogo-treino, no próximo domingo, garantirá o primeiro lugar no Grupo B, com 4 rodadas de antecipação, indo direto para as semi-finais do certame.

O resultado de 5x4 para o Tricolor dos Pampas serviu para botar as barbas de molho em relação à defesa. O que aconteceu com El Flaco? Schiavi foi facilmente envolvido pelo ataque do São Luiz... Sem contar o posicionamento de todo o setor defensivo da equipe... Mas o que vale são os três pontos conquistados e a classificação antecipada. Porque mesmo levando 4 gols em uma só partida, mais do que a soma de todos os gols sofridos nas outras 12 partidas da temporada, a Máquina Tricolor anotou 5 vezes!

Por que comemorar uma vitória apertada? Ora... Porque tem timinho campeão de um mundo paralelo (este tal de mundo FIFA que eles tanto falam) empatando com o modesto Santa Cruz, mesmo atuando no Aviário do Aterro da Várzea! Isso, claro, porque o juiz achou um pênalti para os macacos. Moral da história? O SC do Aterro segue fora da zona de classificação para as quartas-de-final do Gauchão 2007. Ainda não estão desdenhando este certame, mas logo começarão a fazê-lo, dizendo que proirizam a Libetadores... E inutilmente, claro, porque quando forem a Buenos Aires, enfrentar o Vélez Sarsfield, seguirão em má situação pela competição continental... Que vexame para quem tem que defender um título, não?

Agora é desejar boa-viagem ao nosso Tricolor dos Pampas, o legítimo representante do futebol gaúcho na Copa Libertadores, para que retorne da Colômbia com a primeira colocação no Grupo 3 desta competição, mostrando ao mundo que quando o Grêmio entra em alguma competição, é para valer! O adversário da vez é o Deportes Tolima, em dois jogos seguidos. O primeiro será em Ibagué, na quinta-feira, com corrente da torcida na frente da televisão. A partida de abetura do returno é no dia 27, terça-feira, no Estádio Olímpico Monumental, Templo Máximo do Futebol Gaúcho, que estará, certamente, lotado por esta torcida maravilhosa que não parará de alientar a nossa equipe

Adelante, Grêmio, que estes títulos serão nossos

quarta-feira, 7 de março de 2007

Nem Jesus salva...

Ano II - Edição 10/2007

Nem mesmo a reestréia do tão falado e esperado "Jesus" Christian no time dos macacos permitiu que o timinho do aterro chegasse à zona de classificação do Ruralito 2007. E já estamos na 2ª rodada do returno, ou seja, 10ª de 18!!!

Claro que as circunstâncias do jogo foram muito prejudiciais... Vamos enumerá-las

1 - o time não era o A, visto que faltou o Pato Marrequinha. Quanto à ausência de Hidalgo, a opção foi técnica... Isto deve determinar o time como sendo o L ou M, não tenho bem certeza
2 - o adversário (ULBRA - Universidade Luterana do Brasil- representante universitário) jogou quase toda a etapa complementar com um jogador a menos, já que teve um atleta expulso logo após a volta do intervalo.
3 - "Jesus" estreou já integrado à equipe, pois treinava com os demais há mais de 45 dias
4 - a arbitragem foi estritamente imparcial, conforme relatado pela equipe de reportagem da Rádio Gaúcha, que tentou encontrar falhas na atuação do juiz.

Chega, né?

Parabéns à ULBRA, que venceu o "campeão do mundo FIFA" em pleno Aviário (ou Chiqueiro, fiquem à vontade para escolher) do Aterro da Várzea, de forma convincente, marcando duas vezes e solidificando sua classificação à próxima etapa do certame.

Isto tudo foi na partida preliminar, pois no jogo de fundo...

Em Campo Bom, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense fez as pazes com o seu futebol e venceu o XV de Novembro, marcando a primeira vitória oficial no estádio Sadi Schmidt.

Ramón e Diego Souza garantiram a ampliação da liderança da Máquina Tricolor no Campeonato Gaúcho, com dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado no grupo

Apesar da bravura da equipe de Campo Bom, o Grêmio quase não tomou conhecimento do adversário, que poucas vezes exigiu movimentação do goleirão Saja.

É isso. Agora é o São Luiz no final de semana, no último jogo-treino antes do jogo contra o Tolima, na Colômbia, valendo a liderança do grupo!

Não recuai, sempre avante pra vencer, Grêmio!

PS: Parabéns ao Clêmer, pelo gol marcado! Fabuloso! Um espetáculo! Que momento

domingo, 4 de março de 2007

Filho de Deus?

Ano II - Edição 09/2007

Estádio Olímpico Monumental...
Fim da tarde do dia 03/02/2007...
Tempo fechado, com chuva fina...
15.000 fiéis torcedores nas dependências do Templo Máximo do Futebol Gaúcho...
1 árbitro, com 2 auxiliares e 1 árbitro reserva...
6 atletas reservas em cada casamata...
e em campo, 21 jogadores e 1 MITO!!!!

Danrlei! Danrlei de Deus! Esse é o nome do mito! O mitológico arqueiro, o fantásico guarda-metas, o fabuloso goleiro, imortal como o Tricolor, seguramente o maior vencedor de títulos da história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, entrou em campo para enfretar seu clube do coração pela primeira vez dentro do Templo.

Agora profissionalmente defendendo o amável Zequinha, o colecionador de faixas foi levado às lágrimas pela Imortal Torcida do Imortal Tricolor. Esta torcida fabulosa ovacionou o nosso herói desde sua saída do túnel de acesso. É o típico reconhecimento distingüido aqueles atletas que o merecem, que amam o Grêmio acima de tudo, que não têm medo de declarar publicamente seu amor pelo Tricolor dos Pampas, que fariam de tudo para vestir o Manto Sagrado Tricolor por todos os dias de suas vidas!!! Assim como Renato, Danrlei colocou, com louvor, seu nome no local mais alto da galeria dos heróis do nosso time do coração, local reservado aos amantes do Grêmio sob qualquer aspecto.

Com frases do tipo "Duvido que alguém entenda a torcida do Grêmio como eu. Sabia direitinho porque era vaiado. Tenho até ciúme dela. Fico meio 'assim' quando vejo aplausos para outro goleiro. ", "Cada clube tem sua personalidade. E esta eu conheço com a alma." e "Ainda bem que não é jogo eliminatório de Copa do Brasil, de Libertadores. Deus me livre eliminar o Grêmio. ", Danrlei demonstra todo o espírito de um jogador-símbolo-herói-mito Tricolor! Só faltou dizer que faria o impossível para barrar qualquer avanço dos macacos...

E graças a um chute forte e certeiro de Patrício, o jogo foi perfeito para Danrlei. Fechou o gol, mas viu seu time do coração sair mais uma vez vitorioso em uma partida realizada em casa. Assim, a Máquina Tricolor mostrou estar um pouco melhor azeitada, permanecendo na liderança isoladíssima do Ruralito 2007, abrindo as apostas para saber com quantas rodadas de antecipação obterá a classificação para as semi-finais do certame.

Enquanto isso, o Macacos FC foi a Novo Hamburgo para enfrentar a equipe local. Com muito sufoco e temor, conseguiu vencer a partida no finalzinho do jogo, já se aproximando da última colocação que garante vaga nas quartas-de-final do Gauchão. É... O "campeão do mundo FIFA" (nunca esqueçam de explicar, por favor) mostrou que o EC Novo Hamburgo é tão bom quanto o Barcelona...

Agora temos mais dois jogos-treino antes do terceiro embate pela Libertadores. XV de Novembro de Campo Bom (dia 07/03) e São Luiz de Ijuí (11/03) são os convidados da vez para a preparação do Grêmio.

Danrlei, querido, Geral está contigo